A Festa do Avante! é uma festa para todos
Da Princesa ao Cabo há um mundo a desvendar

FESTA DO AVANTE! Entre 6 e 8 de Setembro, no magnífico espaço da Quinta da Atalaia, há muito para fazer e conhecer e momentos extraordinários para viver e partilhar na festa que é um pouco do País novo por que lutam os seus construtores.

A Festa do Avante! oferece um programa político, cultural, desportivo e convivial ímpar: dez palcos, centenas de espectáculos de música, teatro e dança, largas dezenas de restaurantes e bares, inúmeras iniciativas culturais, debates e exposições, provas e demonstrações desportivas, momentos inesquecíveis de alegria e fraternidade. O mapa que reproduzimos nestas páginas identifica os principais espaços da Festa e sua localização; o suplemento que publicamos com esta edição (ver páginas 17 a 24) dá conta dos principais aspectos do programa e desvenda um pouco do que se pode encontrar em cada um dos pavilhões e áreas.

Uma coisa é certa. Qualquer que seja a volta que se der à Festa, há um imenso mundo a explorar. Comecemos pela música: dos grandes concertos do Palco 25 de Abril aos espectáculos mais intimistas – mas não menos excelentes – do Auditório 1.º de Maio, desde há uns anos servido por um anfiteatro natural; das jovens bandas do Palco Novos Valores aos sons de raiz tradicional do agora denominado Palco Raízes; do internacionalismo do Palco Solidariedade à emoção do Palco Alentejo; das sempre agradáveis surpresas do Palco Setúbal e do Café Concerto de Lisboa ao Espaço do Fado, essa expressão tipicamente portuguesa, sempre renovada.

Mas os espaços de cultura são muitos mais: é possível ir à Quinta do Cabo e ver um espectáculo de teatro no Avanteatro, usufruir do cinema no CineAvante!, localizado em pleno Espaço Central, visitar a Bienal de Artes Plásticas (situada no mesmo local) e percorrer a Festa do Livro, este ano com condições melhoradas. Aconselha-se ainda uma estadia na zona do lago, onde é possível visitar, interagir e aprender no Espaço Ciência.

O desporto tem também uma presença forte na Festa, com um preenchido programa de provas e demonstrações de diversas modalidades e actividades onde qualquer um pode participar.

Uma iniciativa sem paralelo
Na Festa, durante três dias, é possível percorrer um verdadeiro roteiro gastronómico, com as melhores especialidades do País e do mundo e os bons vinhos que por cá se produzem. O artesanato, outra magnífica expressão da cultura popular, também marca forte presença.

Nas dezenas de debates que se realizam na Festa, em particular os que têm lugar no Espaço Central, são abordadas questões relevantes da situação política nacional e internacional, constituindo momentos particulares de aprendizagem, reflexão e partilha de perspectivas e pontos de vista.

A solidariedade internacionalista é outra marca de água da Festa do Avante!, com especial presença no Espaço Internacional, ampliado e alargado, com mais zonas de descanso e mais área de convívio e confraternização. É aí que vários pavilhões de partidos comunistas e organizações progressistas de dezenas de países marcam presença com as suas lutas, as suas aspirações, as suas culturas.

De ano para ano, a Festa tem mais espaços verdes, mais sombras, mais espaços de refeição e estadia, convidando ao convívio, ao repouso e à contemplação da magnífica Baía do Seixal. É cada vez mais uma festa para todos.

Melhorias significativas
São muitas as melhorias que foram e estão a ser introduzidas no recinto da Festa, entre as quais se destacam as obras de requalificação das casas de banho e a construção de duas novas instalações sanitárias na zona da Quinta do Cabo, necessidade há muito identificada a que será dada resposta nesta edição.

Outra preocupação é a de assegurar que, em Setembro, o manto vegetal da Festa se mantém verde. Para tal, está a ser alargada a rede de rega automática na Quinta do Cabo, ao mesmo tempo que durante alguns meses 250 ovelhas comeram a erva e fertilizaram o recinto. Uma vez mais, a 21 de Março, centenas de crianças de escolas básicas do concelho do Seixal participaram numa jornada de plantação de árvores.

Como sucede ano após ano, e este não será excepção, são melhorados os espaços de estar e de lazer, com zonas de sombra e relva.

Os construtores da Festa também verão as suas condições de trabalho e estadia melhoradas. O antigo estaleiro foi limpo e arrumado e serão construídos novos pavilhões para arrumação dos materiais de construção e implantação. A atenção permanente à higiene e limpeza terá expressão igualmente na separação de resíduos.

Jornadas de trabalho começam já a 29

A singularidade da Festa do Avante! deve-se também à forma como é construída e assegurado o seu funcionamento. Todos os anos, milhares de militantes e simpatizantes do Partido e amigos da Festa lançam mãos à obra na construção dos pavilhões, na concepção de espaços e exposições, no embelezamento do recinto, na colagem de cartazes e venda das EP, na confecção de refeições, no funcionamento dos vários pavilhões, na limpeza do terreno e nos múltiplos serviços que uma iniciativa desta dimensão e envergadura implica. Fazem-no, como sempre, de forma militante, dedicada, generosa.

A primeira jornada de trabalho de construção da Festa é já a 29 de Junho. Por que não experimentar? Quem já participou volta sempre!

Prioridade aos mais pequenos

Acolher bem as crianças e suas famílias é desde sempre uma preocupação da Festa do Avante!. O seu alargamento recente, fruto da aquisição da Quinta do Cabo, permitiu criar um novo e melhor Espaço Criança, com uma localização privilegiada, mais brinquedos, muitas árvores e sombras onde as crianças podem brincar e divertir-se, com a presença de pais e familiares por perto.

Em vários espaços há zonas especiais para crianças, com actividades próprias, e espectáculos que lhes são dedicados. Em diversos pavilhões existem Espaços Bebé, com água quente, micro-ondas e condições para alimentar e tratar dos mais pequenos.

Todos podem usufruir

Novidade em 2018, este ano o comboio interno continuará a permitir que todos, sem excepção, usufruam de tudo o que a Festa tem para oferecer. Agora, até quem tenha mais dificuldades de deslocação poderá ir do lago ao Espaço Internacional, na outra ponta do recinto. Em 2019, este serviço será reforçado com mais um comboio.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: