Breves
Respostas para Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, no dia 30 de Maio, uma proposta do PCP com dez prioridades de intervenção para a área da habitação, entre elas, acabar com as habitações devolutas no parque habitacional sob gestão da autarquia.

Foi ainda aprovada a implementação do Programa de Arrendamento a Custos Acessíveis, proposta dos vereadores comunistas, aprovada na CML, através da criação de uma bolsa de fogos a partir do património municipal imobiliário disperso e o lançamento de procedimentos para a edificação de novos fogos em terrenos municipais, contribuindo desta forma para garantir o acesso à habitação.


CDU quer Metro em Gondomar

No domingo, 2, a CDU percorreu a pé o que deveria ser o traçado do Metro de Valbom até São Cosme, em Gondomar. A iniciativa contou com a participação de Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República.

Este continua a ser o único município do primeiro anel metropolitano do Porto que não tem Metro na sua sede do concelho.


Dia dos Vizinhos em Coimbra

O Departamento de Habitação Social (DHS) da Câmara de Coimbra voltou a promover, no dia 31 de Maio, o Dia dos Vizinhos. «Promover a aproximação, o convívio e a partilha é a palavra de ordem», salientou, à Lusa, Francisco Queirós, vereador da CDU, responsável pelo pelouro da habitação social. Esta é também «uma oportunidade para falar de habitação, de participação, de dignidade», referiu o eleito.


Acampamento de Verão

Estão já abertas as inscrições para o acampamento de Verão da Associação «Os Pioneiros de Portugal», que este ano se vai realizar no Parque de Campismo de Alcácer do Sal, de 7 a 13 e 14 a 20 de Junho, dos 6 aos 12 anos, e de 21 a 27 de Junho, dos 13 anos aos 16 anos. As inscrições podem ser feitas em camposdeferias@pioneirosportugal.org, www.facebook.com/pioneirosportugal e 924 477 832.


MUSP debate transportes

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos vai avaliar, no próximo dia 8, sábado, a actual situação do serviço público de transporte de passageiros. A reunião decorre na Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, em Lisboa (rua da Palma, n.º 248), às 10h00.


Valorizar a Arrábida

As câmaras de Palmela, Sesimbra e Setúbal apresentaram, no final do mês de Maio, um conjunto de projectos que estão a ser desenvolvidos para promover e valorizar a Arrábida, um território partilhado pelos três municípios.

A conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural da Arrábida, a melhoria das acessibilidades e a criação de uma rede ciclável na Península de Setúbal são alguns dos investimentos, no âmbito do Projecto Território Arrábida, que serão cofinanciados pelo União Europeia no âmbito do Portugal 2020.


Investigações em Mértola

Depois de a Polícia Judiciária ter investigado a Câmara de Mértola, os eleitos da CDU nos órgãos autárquicos daquele concelho, reclamando «rigor e transparência total», exigem agora saber quais os «processos em concreto» que estão a ser investigados e que «documentos» foram levados.


Acção no Lorvão

Várias dezenas de pessoas participaram, quinta-feira, numa reunião do Movimento + Saúde para o Hospital do Lorvão, equipamento que o Turismo de Portugal quer transformar num hotel de charme. Para o dia 30 de Junho foi marcada uma tribuna pública, no jardim de Lorvão, para a qual serão convidadas entidades e associações ligadas à saúde, técnicos e outras personalidades, também ligadas à música.

O objectivo passa por reclamar, para o antigo hospital, uma unidade de cuidados continuados, com várias valências e serviços de reabilitação.