Breves
Risco em São Pedro da Cova

Num postal dirigido ao primeiro-ministro, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova apelou à população que assine e exija a remoção total dos resíduos perigosos em São Pedro da Cova. A autarquia considera que os sucessivos adiamentos para procederem à retirada das 124 mil toneladas «não são aceitáveis, face à gravidade da situação que coloca em risco» a população de São Pedro da Cova e dos gondomarenses.


Poluição no rio Uíma

Na Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, de 27 de Abril, Filipe Moreira, eleito nas listas da CDU, acusou a autarquia de ignorar os focos de poluição no rio Uíma. As «descargas espelham a falta de responsabilidade da empresa responsável pelo tratamento do saneamento básico do município e a conivência da própria Câmara Municipal, que hesita em tomar uma postura firme na defesa dos interesses dos feirenses», lê-se num requerimento.


Defender a Mata de Marrazes

Os comunistas de Leiria reclamam o encerramento e extinção do campo de tiro situado na Mata de Marrazes, assim como a recuperação ambiental e paisagística do espaço. Na Assembleia da União de Freguesias de Marrazes e Baroso foi apresentada uma proposta para travar aquele «crime ambiental de enormes proporções». Em causa está a poluição sonora, dos solos, linhas de água e lençóis freáticos.


Movimento contesta Zipline

Alertando e questionando sobre o ponto de situação do processo de Zipline/Tirolesa, o Movimento Cívico pela Defesa do Património da Nazaré esteve, dia 23 de Abril, na reunião da Assembleia Municipal. Para estes representantes da população a ideia é «disparatada», apenas «concebível pela ausência de bom senso», desconhecimento «da nossa identidade cultural», «paisagem natural» e do «interesse científico do local».