• Alexandre Araújo
    Membro do Secretariado

A Festa será erguida com o empenho do colectivo partidário e de muitos amigos
Festa do Avante! é a festa do Portugal de Abril

Dentro de poucos dias comemoraremos o 45.º aniversário do 25 de Abril, um dos mais importantes acontecimentos da história do nosso País. A Revolução de Abril realizou profundas transformações políticas, económicas, sociais e culturais, afirmou a soberania e a independência nacional, pôs fim a 48 anos de fascismo e abriu um caminho de progresso e desenvolvimento.

A Revolução de Abril comporta conquistas e valores que continuam enraizados na juventude, nos trabalhadores e no povo português. Valores que importa afirmar e projectar no futuro de Portugal.

Tornada possível com o 25 de Abril e a conquista da liberdade, realizou-se em 1976, nas instalações da FIL, a primeira Festa do Avante!. Um longo percurso foi percorrido desde então: este ano, a 6, 7 e 8 de Setembro, realizaremos a 43.ª edição da Festa do Avante!, acontecimento político-cultural maior, que se afirma desde sempre como a Festa do Portugal de Abril.

Uma Festa que vamos erguer com o empenho de sempre do colectivo partidário e de muitos amigos da Festa, a par de uma intensa intervenção do Partido, no estímulo à luta dos trabalhadores e das populações, na valorização do papel do Partido na defesa, reposição e conquista de direitos na nova fase da vida política nacional, no reforço da organização do Partido e na resposta empenhada às exigentes batalhas eleitorais.

A par da construção de uma campanha eleitoral onde se privilegie a mobilização e o esclarecimento dos trabalhadores e das populações, apresentando soluções para os problemas do País, e o aprofundamento de um estilo de campanha marcado pela conversa e o contacto directo, ganhando mais gente para o apoio à CDU e afirmando a alternativa patriótica e de esquerda, vamos construir a Festa do Avante!.

Esta construção exige o empenho de todo o colectivo partidário, para dar resposta à multiplicidade de áreas e tarefas indispensáveis para o êxito da Festa. Desde logo com a elaboração dos projectos, a preparação da construção e a organização das jornadas de trabalho, a elaboração do programa e conteúdos, a organização de todo o seu funcionamento, garantindo uma ampla mobilização para o assegurar, mas sobretudo um forte empenhamento na promoção e divulgação da Festa do Avante! e na venda das EP.

Levar longe a divulgação da Festa
O êxito da Festa do Avante! será tanto maior quanto mais longe soubermos e conseguirmos levar a sua divulgação. Afirmando a Festa do Avante! como uma Festa para todos. Divulgando o seu amplo programa, da música ao teatro, do cinema às artes plásticas, do desporto às realizações políticas, da gastronomia à ciência. Afirmando os serviços colocados à disposição dos visitantes para garantir a sua comodidade, organizando excursões e outros transportes. Valorizando a sua identidade e o amplo espaço de liberdade, tranquilidade e de convívio fraterno que constitui.

Valorizando a EP como título de solidariedade e a sua aquisição antecipada como expressão concreta dessa solidariedade. Alargando a rede de «vendedores» e de locais onde é possível encontrar a EP, para assegurar a sua mais ampla distribuição, e destacando tudo o que permite durante os três dias de Festa. Valorizando que, com a sua aquisição antecipada pelo valor de 26 euros, se poupa 11,50 euros em relação à sua aquisição nas bilheteiras da Festa.

Vamos intervir e construir a Festa, num quadro de intensa ofensiva ideológica, sabendo que contamos com os nossos meios e as nossas forças, a força da organização e da militância, para vencer silenciamentos, deturpações e campanhas de difamação e mentira. Vamos fazê-lo com a confiança que nos dão 98 anos de história sempre com os trabalhadores e o povo e com a confiança que temos por sabermos que lutamos pelo mais belo ideal de emancipação da humanidade, pela democracia avançada, pelo socialismo e o comunismo.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: