Aconteu
Seixal recebe distinção

O município do Seixal, que preside à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, recebeu no dia 5 de Abril, em Lisboa, do Ministério da Saúde, uma Distinção de Mérito pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido por esta rede, ao longo de 21 anos, pela promoção da saúde e qualidade de vida das populações.

Na cerimónia, enquadrada no Dia Mundial da Saúde e que teve por tema a «Cobertura Universal de Saúde», o município fez-se representar pela vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Social, Manuela Calado, e membro do conselho de administração da Rede.

«Fomos distinguidos pela importante acção que temos vindo a realizar visando a mudança da forma como os indivíduos, as comunidades, as instituições e o Poder Local pensam, compreendem e tomam decisões sobre a saúde das populações», salientou a autarca.


Portugal é campeão de râguebi

Portugal sagrou-se campeão europeu de râguebi, no escalão de sub-20, após bater a Espanha por 7-5, em Taveiro, na terceira e última jornada da competição, realizada no passado sábado.

A selecção lusa chegou ao intervalo a perder por 5-0, mas a transformação de um ensaio, na segunda parte, permitiu à equipa orientada por Luís Pissarra celebrar o título pelo terceiro ano consecutivo.


«El Pibe» saiu em apoio do povo venezuelano

Carlos Valderrama, conhecido universalmente por «El Pibe», o maior futebolista colombiano de todos os tempos, saiu em apoio do povo da Venezuela. Sustentou ele este fim-de-semana: «Saudações a toda a gente da Venezuela, vamos em frente que tudo se há-de resolver. O mal não dura toda a vida, estais a lutar e haveis de alcançar a vitória, porque nós somos gente de paz». A mensagem foi gravada enquanto participava numa acção organizada pela fundação AustismSoccer, com o fim de promover a integração de crianças autistas.


Aumentou esperança média de vida

No Dia Mundial de Saúde, assinalado no domingo, ficou a saber-se que 28,7% dos portugueses são obesos e que 33% das crianças apresentam excesso de peso. Por outro lado, as deficiências do aparelho respiratório são responsáveis por cerca de 30% da mortalidade no nosso país, sendo-o em 25% os tumores malignos. Entretanto, a esperança média de vida, entre 2015 e 2017, fixou-se nos 80,78 anos. São dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Estatística.


CCB sob pressão reivindicativa

O Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA/STE) fez chegar um aviso de greve à administração do Centro Cultural de Belém (CCB), na passada sexta-feira. O sindicalista André Albuquerque afirmou à Lusa que o aviso abrange os dias 27 e 28 deste mês, os mais concorridos do festival Dias da Música. Mais, disse que a administração do CCB «não tem mostrado abertura necessária para negociar» o caderno reivindicativo que lhe foi apresentado em Março de 2018. «Nunca demonstrou abertura para este diálogo», acentuou. Todavia, o sindicato mantém disponibilidade total para, em conjunto com a administração, chegar a uma solução satisfatória até à abertura do referido festival.


Modesto Navarro oferece-nos «Ronda»

Autor que dispensa apresentações nos círculos literários, oferece-nos agora «Ronda», um livro de poesia e título que se junta a mais de quatro dezenas de outros, entre romances, contos, poesia e policiais. Com Trás-os Montes e o Mundo no coração, Modesto Navarro tem protagonizado uma acção relevante nos domínios associativo, cultural e político, ou seja, em praticamente todas as áreas em que se move o ser humano. Distinguido com o Prémio Caminho de Literatura Policial, viu obras suas serem alvo de teses nas universidade de Birmingham e Paris-Sorbonne. Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Escritores, em 1973.



Resumo da Semana
Frases