CDU denuncia ilegalidades na Madeira

Sábado, no Funchal, a CDU denunciou as «ilegalidades e irregularidades» do Hospital Privado, na zona do Amparo, que vai iniciar a sua actividade nos próximos dias na Região Autónoma da Madeira.

Segundo Edgar Silva, até àquele momento, não existia qualquer licenciamento daquela unidade privada para a actividade hospitalar. As obras foram, no entanto, autorizadas pela Câmara Municipal (CM) do Funchal. «Quem licenciará o hospital privado? O Governo da República (PS) ou da Região (PSD)?», interrogou o Coordenador Regional do PCP, exigindo «urgentes classificações» sobre o processo.

Contacto com a população
No dia seguinte, 10, a Coligação PCP-PEV realizou uma acção de contacto com a população de Porto Moniz para defender uma política alternativa que garanta um novo rumo que coloque a autonomia e o Poder Local ao serviço dos trabalhadores e do povo.

Ricardo Lume, deputado na Assembleia Legislativa, salientou que, «hoje como no passado, a população do Porto Moniz é confrontada com o encerramento de serviços públicos, com o envelhecimento da população e pela saída de jovens do concelho que vão à procura de oportunidades de vida e de trabalho».

«De pouco serviu substituir PSD por PS na gestão da CM de Porto Moniz. Mudou o estilo, mudaram os grupos de interesse, mas não se alterou o essencial do que tinha de ser mudado», afirmou.

Naquele concelho, destacou Ricardo Lume, a população «não tem acesso às urgências do centro de saúde 24 horas por dia», a «rede de transportes públicos é deficitária» e o «posto dos CTT funciona à tarde». «Porto Moniz é o único concelho do País que não tem um balcão da Caixa Geral de Depósitos em funcionamento», denunciou, acrescentando: «Em apenas seis anos assistimos a uma redução de 12 por cento da população».

Respostas aeroportuárias
Entretanto, na segunda-feira, 11, o PCP apresentou, em conferência de imprensa, «Novas respostas aeroportuárias. Outra operacionalidade», um projecto de lei para ser debatido na Assembleia Legislativa da Região. A construção de um aeródromo na ilha é uma das propostas dos comunistas.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: