Os dois países vão tentar chegar a um acordo em três meses
EUA e China suspendem guerra comercial

ACORDO Os EUA e a China vão tentar, em 90 dias, estabelecer um acordo que ponha fim à guerra comercial em curso entre as duas maiores potências mundiais e que está a pôr em risco a economia internacional.

Os presidentes Donald Trump, dos EUA, e Xi Jinping, da China, anunciaram uma pausa de 90 dias na imposição de novas tarifas aduaneiras.

Nos próximos três meses, os dois países vão negociar e tentar chegar a um acordo que ponha termo à guerra comercial em curso que faz perigar a economia mundial.

Depois de um encontro entre os dois presidentes e respectivas delegações, em Buenos Aires, no final da cimeira do Grupo dos 20, um comunicado da Casa Branca informou que as duas partes «concordaram em começar de imediato as negociações sobre mudanças estruturais relativas à transferência forçada de tecnologia, à protecção da propriedade intelectual, às barreiras não alfandegárias, às interferências e roubos cibernéticos, aos serviços e à agricultura».

Segundo os analistas, a suspensão da guerra comercial imposta pelos EUA à China e a procura de uma solução são uma boa notícia, num momento em que a cooperação e o entendimento são insubstituíveis para eliminar desigualdades num mundo onde aumenta a pobreza, o endividamento das grandes economias e o desemprego.

Corrida armamentista

Já em Washington, o presidente Trump afirmou que espera discutir uma paragem significativa da corrida armamentista com os seus pares da Rússia e China.

«Estou certo de que, em algum momento no futuro, o presidente Xi Jinping e eu, juntamente com o presidente Vladímir Putin, da Rússia, começaremos a falar de uma paragem significativa do que se converteu numa corrida aos armamentos importante e incontrolável», escreveu Trump na sua conta da rede social Twitter.

A afirmação ocorreu no momento em que Trump fixou em 700 mil milhões de dólares o orçamento do Pentágono para 2019, depois de gastar 716 mil milhões com a «defesa» ao longo deste ano.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: