- Edição Nº2349  -  6-12-2018

Portugal e China reforçam cooperação

AMIZADE O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, efectuou uma visita a Portugal, contribuindo para o reforço dos laços de amizade e das relações de cooperação entre os dois países.

Na última etapa de uma viagem por países da Europa e da América Latina, o presidente da China, esteve em Portugal nos dias 4 e 5, em visita de Estado. Antes, o dirigente da segunda economia mundial tinha visitado a Espanha, a Argentina – onde, em Buenos Aires, assistiu à cimeira do G20 e manteve encontros com outros líderes, entre os quais o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos – e o Panamá.

Dias antes da sua chegada a Lisboa, Xi Jinping publicou no Diário de Notícias , um artigo em que evocou as relações seculares entre Portugal e a China e manifestou a vontade de aprofundar as relações entre os dois países. «Vamos construir em conjunto Uma Faixa e Uma Rota e ser parceiros de desenvolvimento comum. Portugal é um ponto importante de ligação entre a Rota da Seda terrestre e a Rota da Seda marítima, por isso, a cooperação sino-portuguesa no âmbito de Uma Faixa e Uma Rota é dotada de vantagens naturais», escreveu o presidente chinês, referindo-se aos grandes projectos chineses em curso para o fomento das rotas do comércio mundial.

Em Lisboa, Xi Jinping foi recebido com todas as honras pelo seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, e, ainda na terça-feira, depôs uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, e participou num jantar oferecido pelo presidente português, no Palácio da Ajuda. No dia seguinte, o presidente chinês e a sua delegação foram recebidos na Assembleia da República pelo seu presidente, Ferro Rodrigues, com honras militares. No Palácio de Queluz, Xi Jinping teve um encontro com o primeiro-ministro português, António Costa.

A viagem de Xi Jinping a Lisboa é a primeira visita oficial de um chefe de Estado chinês a Portugal desde outubro de 2010, quando o então presidente da China, Hu Jintao, veio promover uma parceria estratégica global entre os dois países.