Conferência da ONU sobre clima quer concretizar Acordo de Paris

A 24.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24) começou na segunda-feira, 3, em Katowice, na Polónia, com um apelo para que seja implementado de maneira definitiva o Acordo de Paris de 2015.

Os estados devem triplicar as metas dos seus compromissos climáticos para poder limitar o aquecimento global em dois graus centígrados até finais do século, como estabelece o Acordo de Paris – revela um relatório da ONU sobre o meio ambiente.

Se a comunidade internacional se propuser a ir mais além para manter o planeta num contexto climático seguro, então a acção dos compromissos nacionais deverá ser cinco vezes maior do que a prometida até este momento, sugere o documento.

No entender dos especialistas, a realização desta Cimeira da Mudança Climática é a penúltima paragem no caminho até 2020, ano em que entrará em vigor o Acordo de Paris. «Mudando juntos» é o lema da reunião, cujo principal objectivo é fazer um inventário dos avanços dos países até agora, além de ajustar as metas para alcançar os objectivos do Acordo de Paris.

Segundo os organizadores, a COP 24, que decorre até ao dia 14, conta com a participação de mais de 30 mil delegados de todo o mundo, incluindo chefes de governo e ministros responsáveis dos problemas ambientais e climáticos.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: