Faleceu Helena Chaínho, funcionária do PCP

Aos 69 anos faleceu a camarada Maria Helena Chaínho Pereira, funcionária do Partido desde 1981 que desempenhava actualmente tarefas de apoio aos sectores centrais e integrava a equipa de abastecimentos centrais da Festa do Avante!. Natural de Grândola, filha de operários agrícolas, veio jovem para Lisboa em busca de melhores condições de vida. Na capital foi empregada de escritório.

A sua adesão ao Partido dá-se em Outubro de 1974, integrando o Secretariado do Sector do Comércio da Organização Regional de Lisboa entre 1976 e 1979. Assumiu a responsabilidade do Sector dos Grandes Armazéns, que incluía células de dez empresas e o trabalho específico dirigido às mulheres do Sector do Comércio.

Em Abril de 1980 assumiu tarefas a tempo inteiro, como subsidiada, de apoio ao Secretariado do Comité Local de Lisboa e, em 1981, tornou-se funcionária do Partido. Até 1989 assumiu tarefas de apoio à Direcção do Organização Regional de Lisboa e daí por diante aos organismos executivos do Comité Central.

Foi membro da Comissão Concelhia da Amadora, cujo executivo integrou até 2003, e da Comissão de Freguesia da Reboleira. A nível autárquico foi eleita nas assembleias de freguesia da Reboleira e das Águas Livres. Era presidente da Assembleia-Geral da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Reboleira.

Escreveu um livro, deixou textos inéditos e era presença regular nas exposições de artes plásticas da Festa do Avante!, inclusivamente nas bienais, na expressão de trapologia.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: