Reforçar a oferta de serviços e a qualidade de vida
Seixal consolida ciclo de progresso

FUTURO A Câmara Municipal do Seixal aprovou, no dia 24 de Outubro, as grandes opções do plano (GOP) para 2019, com um orçamento de 89 milhões de euros, que dá prioridade a áreas como a educação, ambiente, serviços urbanos e mobilidade.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, considerou que as GOP traduzem-se num «programa de acção ambicioso e audaz» que terá «reflexos na melhoria do serviço público que prestamos à população em todas as áreas em que o município intervém».

A autarquia, de maioria CDU, vai dar continuidade ao reforço do investimento público, mais de 10 milhões de euros em 2018, com um valor global de 84 milhões de euros até 2020. Ao mesmo tempo desonerará a população, através, por exemplo, da factura integrada de água (a mais baixa do conjunto de autarquias das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, segundo um estudo da DECO) ou da nova diminuição da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que se aplicará em 2019.

Conjunto de obras
Com a aprovação das GOP e orçamento para 2019, o município do Seixal estará em melhores condições para concretizar um conjunto vasto de obras em equipamentos, espaços públicos ou infra-estruturas, reforçando a oferta de serviços e a qualidade de vida que o concelho possui.

Entre o investimento a concretizar, destacam-se, na educação: a ampliação e requalificação de duas escolas, construção de um novo jardim de infância, requalificação das escolas da responsabilidade do município e ampliação do Polo do Conservatório de Musica.

Na área do ambiente, a finalização da construção do Parque Urbano do Seixal, o início da construção do Parque Metropolitano da Biodiversidade na Verdizela (Corroios) e a implementação de um Laboratório Vivo para a Descarbonização na Baía do Seixal.

No que toca aos serviços urbanos, saliente-se a conclusão da construção do Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro e a continuação do investimento na reabilitação das condutas existentes, avançando com as obras de renovação das redes de abastecimento de água.

Na cultura, será lançado o concurso para a construção do Centro Cultural de Amora, na Cruz de Pau, e será iniciada a construção do Centro Internacional de Medalha Contemporânea, em Arrentela, e na área do desporto irá ser iniciada a construção da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires, do Complexo Desportivo do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal e irá entrar em funcionamento o Pavilhão Desportivo da Mundet.

Relativamente à área social, será desenvolvido o processo de construção do Centro de Dia do Casal do Marco e a Creche da Associação de Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal. Já nos campos da mobilidade e transportes serão desenvolvidos os projetos da obra de conclusão do troço da alternativa à EN10 até Amora, assumindo a autarquia uma responsabilidade que é do Governo e será reforçado também o apoio às forças humanitárias.

Relativamente ao bem-estar animal, serão desenvolvidos os processos para a construção de um novo canil/gatil municipal.

Durante a reunião de Câmara, foi também aprovada a adjudicação da empreitada referente à ampliação e requalificação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: