Breves
Ciência contra precariedade

«O OE 2019 tem de prever as verbas necessárias para uma justa aplicação do Prevpap [programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública] nas instituições de ensino superior e de ciência», defende-se numa carta entregue anteontem na residência oficial do primeiro-ministro. No documento, a ABIC (Associação de Bolseiros de Investigação Científica), a Fenprof, o Sindep e a «Rede de Investigadores Contra a Precariedade Científica» salientam que, no âmbito do Prevpap, «falta apreciar quase metade dos requerimentos», «só 9,3% dos analisados obtiveram parecer favorável», «são raros os casos já homologados e não há ainda contratos celebrados».


Vigilantes dia 15

Uma manifestação nacional de vigilantes da Natureza está convocada para dia 15, segunda-feira, a partir das 15 horas, em Lisboa, para exigir a revalorização da carreira e melhoria das condições de trabalho. Em relação a reivindicações como a conversão em carreira especial e a actualização do regime de trabalho (DL 740/99), designadamente quanto ao suplemento de risco, o Governo «continua sem dar resposta» e, no que toca à necessária admissão de efectivos, os ministérios do Ambiente e da Agricultura «fazem promessas» que «não passam disso», afirma a Federação Nacional de Sindicatos da Função Pública que, esta segunda-feira, dia 8, confirmou a realização da manifestação, entre o Camões e o Terreiro do Paço.


Polícias dia 25

A Comissão Coordenadora Permanente dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança (CCP) anunciou uma manifestação nacional, a realizar no dia 25, quinta-feira, junto à Assembleia da República. As estruturas que integram a CCP (APG/GNR, ASPP/PSP, ASPPM, SCIF-SEF, SNCGP e ASF-ASAE) afirmam-se «indignadas com o conteúdo daquilo que pode vir a ser o Orçamento de Estado para 2019», nomeadamente quanto a carreiras, vencimentos e desinvestimento nas instituições.