• Rui Henriques

Espaço Criança
Alegria e eterna descoberta

Na Festa deste ano, o Espaço Criança foi mais uma vez um lugar de alegria e convívio da miudagem e das famílias. À sombra acolhedora dos pinheiros, desenrola-se um espaço melhorado de ano para ano com novos bebedouros, bancos, baloiços, um insuflável, um carrossel e outros materiais de brincadeira e actividades. Este é cada vez mais um lugar de excelência para as famílias, onde adultos e crianças podem usufruir de inesquecíveis momentos de convívio.

Quando entramos no recinto e ouvimos o som dos risos das crianças, sentimos a alegria contagiante da petizada a brincar, a experimentar a vida. Na aventura de uma descida vertiginosa de um escorrega, cavalgando uma avestruz no carrossel em perseguição dos amigos que cavalgam um leão à sua frente, na travessia de uma ponte de madeira, assistimos a comoventes momentos da eterna descoberta do mundo pelas crianças. Contagiados por toda esta energia ouvimos o coro dos pioneiros a cantar com sorrisos: «é tão bom ter uma amizade assim...»

Se a riqueza de um país é o seu povo, as crianças são o seu bem mais precioso e, quanto maior for o desenvolvimento integral que lhe possamos oferecer, melhores perspectivas de desenvolvimento e progresso pode ter o nosso país. Porque a dimensão familiar é fundamental para o crescimento harmonioso das crianças, há que proporcionar às famílias a possibilidade concreta de terem uma vida melhor. Por isso é necessário defender uma maior autonomia económica e social dos agregados familiares: repondo os escalões do abono de família, universalizando-o e valorizando os seus montantes; aumentando os salários, em particular o salário mínimo; acabar com a precariedade do trabalho; permitir que as famílias possam usufruir de mais tempo de convívio reduzindo o horário de trabalho e aumentando o tempo de licença de maternidade e paternidade – as palavras proferidas há tempos por Jerónimo de Sousa, que no sábado visitou o Espaço Criança, tiveram desenvolvimento no debate «Crianças e Pais com Direitos. Por um Portugal com futuro» realizado, domingo de manhã, no Espaço Central.

É também por esta alegria de participar na vida que sentimos no Espaço Criança que os comunistas lutam. É por este caminho que se fazem homens e mulheres mais capazes para usufruírem da vida e construir uma sociedade mais justa que permita a humanidade viver harmoniosamente neste planeta que é a casa de todos nós.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: