Carnide Clube pode fechar a 31 de Agosto

Numa pergunta dirigida ao Governo no dia 2 de Agosto, para que o Ministério da Educação possa prestar esclarecimentos, o Grupo Parlamentar «Os Verdes» quer saber que «medidas já tomou ou pondera vir a tomar no sentido de encontrar uma solução para o Carnide Clube por forma a garantir a preservação da história e o seu futuro» e se «já encetou algum contacto com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Junta de Freguesia (JF) de Carnide e o Carnide Clube nesse sentido».

O clube histórico de Carnide – que aguarda reconhecimento por parte da CML de entidade de interesse histórico, cultural ou social local – enfrenta uma acção de despejo, que visa a sua sede social, a qual ocupa desde 1928, na sequência da notificação enviada pelo proprietário do espaço a informar que, ao abrigo da lei das rendas, o contrato não será renovado a partir de 31 de Agosto deste ano.

Perante esta situação, a direcção do clube, os sócios e a JF encetaram esforços para salvar o Carnide Clube, tendo lançado uma petição online que, num curto espaço de tempo, alcançou cerca de duas mil assinaturas.

Instituição de Utilidade Pública
Na pergunta, o deputado José Luís Ferreira lembra que o Carnide Clube, fundado em 1920, tem «uma história muito rica» na freguesia e na própria cidade, através da promoção do desporto, principalmente junto das camadas mais jovens da população.

Este clube foi reconhecido, em 1995, como Instituição de Utilidade Pública e tem cerca de 600 associados e 700 atletas em diversas modalidades, com equipas federadas de basquetebol, futsal e artes marciais, destacando-se o basquetebol em que é, actualmente, o quarto clube português com mais títulos de campeões nacionais, tendo este ano conquistado o título de campeão nacional em basquetebol feminino.

O Carnide Clube presta um serviço ímpar à população, para além da vertente desportiva, através da sua missão social e da dinamização de eventos culturais como o Arraial de Carnide nos Santos Populares, o Março é Juventude e o Carnaval na freguesia de Carnide.

Desde 2013, o Carnide Clube tem um projeto social através do qual pretende fazer chegar o basquetebol, de forma gratuita, a centenas de crianças e jovens de várias freguesias.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: