Aconteu
Inês Henriques é campeã europeia de 50 km marcha

A portuguesa Inês Henriques sagrou-se, dia 7, campeã europeia nos 50 quilómetros de marcha, nos Europeus de Atletismo, a decorrer em Berlim até ao próximo domingo, 12.

A atleta do CN Rio Maior, de 38 anos, liderou a prova desde o início, concluindo a distância em 4:09:21 horas, impondo-se à ucraniana Alina Tsviliy e à espanhola Julia Takács, segunda e terceira classificadas, respectivamente.

Em 2017, Inês Henriques conquistara o título mundial da modalidade, em Londres, estabelecendo igualmente o recorde do mundo na distância (4:05:56 horas), batido, em Maio último, pela chinesa Liang Rui (4:04:36), no Mundial de Marcha por Nações, em Taicang, na China.


Faleceu a fadista Celeste Rodrigues

A fadista Celeste Rodrigues morreu, dia 1, aos 95 anos. Nascida no Fundão, em 14 de Março de 1923, a irmã de Amália Rodrigues iniciou a carreira há 73 anos. Do seu repertório constam, entre outros temas, «A Lenda das Algas» e o «Fado das Queixas».

Em 2005, participou no espectáculo «Cabelo Branco é Saudade», ao lado de Argentina Santos, Alcindo de Carvalho (1932-2010) e Ricardo Ribeiro, e com o qual fez uma digressão europeia.

Em 2007, editou o álbum «Fado Celeste», no qual gravou fados tradicionais e inéditos com letras de autores contemporâneos, como Hélder Moutinho, José Luís Gordo e Tiago Torres da Silva.

Entre outras homenagens, recebeu a Medalha de Prata da Cidade de Lisboa e a Ordem do Infante D. Henrique, grau de comendador.


Miguel Oliveira lidera mundial de Moto2

O piloto português Miguel Oliveira venceu, dia 5, o Grande Prémio da República Checa de Moto2, assumindo a liderança do Mundial de Motociclismo de velocidade após dez provas.

No circuito de Brno, Oliveira obteve a sua segunda vitória esta época em Moto2, depois do triunfo no GP Itália, e assumiu o comando da classificação com 166 pontos, mais dois do que o italiano Francesco Bagnaia, que terminou a corrida em terceiro.


Portugueses alcançam prata em ciclismo de pista

O português Ivo Oliveira conquistou, dia 5, a medalha de prata em perseguição individual nos Europeus de Ciclismo de pista, em Glasgow, na Escócia, perdendo na final frente ao alemão Domenic Weinstein.

No dia seguinte, foi a vez de Rui Oliveira obter a medalha de prata na prova de eliminação. O ciclista, de 21 anos, terminou atrás do britânico Matthew Walls, novo campeão europeu, enquanto o polaco Szymon Krawczyk ficou com a medalha de bronze.


Poesia de Pedro Tamen reunida num volume

Toda a poesia de Pedro Tamen, publicada entre 1956 e 2013, está reunida em «Retábulo das Matérias», volume editado recentemente pela Imprensa Nacional na sua colecção Plural.

O volume integra os 19 livros publicados pelo poeta, nascido há 83 anos em Lisboa, e inclui ainda «Esparsos», vários poemas publicados soltos em revistas e outras publicações. Entre eles encontra-se «Verdes Anos» (1963), escrito para a composição homónima de Carlos Paredes.



Resumo da Semana
Frases