Breves
Lixo na Serra de Negrelos

A Serra de Negrelos continua a ser «um dos depósitos de lixo» do concelho de Vila Nova de Gaia, denuncia a CDU, alertando para o facto de a «limpeza das margens junto às estradas e casas» não estar concluída. Para agravar a situação, «nas zonas em que efectivamente se fez alguma limpeza existem agora imensas quantidades de matéria combustível seca», o que constitui um «autêntico rastilho».

Em nota de imprensa de 28 de Julho, a Coligação PCP/PEV dá ainda a conhecer que nas «recentes limpezas obrigatórias» há áreas que «ficaram sem árvores, ficando a serra despida do seu verde, apesar de estar classificada como Reserva Ecológica Nacional no Plano Director Municipal de Gaia.


Alertas na Feira

Num requerimento entregue no dia 1 de Agosto na Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, Filipe Moreira, eleito da CDU, solicitou esclarecimentos à autarquia sobre o actual estado do parque da Pedreira das Penas, nomeadamente o aspecto ferruginoso da água e a perda de fauna. A situação, segundo a Coligação PCP-PEV, deve-se à «ausência de impermeabilização do solo» e aos «produtos poluentes que existem no local da pedreira».


Bolseiros recebidos em Belém

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), acompanhada do Núcleo de Investigadores do Instituto Superior Técnico (NI-IST), esteve reunida, nos dias 2 e 7 de Agosto, com o Presidente da República, no Palácio de Belém. Os bolseiros entregaram a Marcelo Rebelo de Sousa um manifesto, subscrito por professores e investigadores, que alerta para a precariedade do trabalho científico.


Biblioteca em Santo André

Até ao dia 24 de Agosto, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém traz à costa de Santo André a iniciativa «Biblioteca na Praia». A «Biblioteca na Praia» tem portas abertas de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 16h00.


Sensibilização sobre incêndios

Na passada sexta-feira, 3, representantes da Confederação Nacional da Agricultura e da Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, em conjunto com o Movimento de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões, realizaram uma acção de sensibilização aos automobilistas que cruzaram a antiga fronteira de Vilar Formoso.

No contacto, foi abordada a situação que decorre dos incêndios florestais em 2017, particularmente na região Centro. Denunciada foi a forma insatisfatória como a agricultura, a floresta e o mundo rural têm sido (ou não) apoiados pelo Ministério da Agricultura e pelo Governo.


Reivindicações do mundo rural

Defender a «propriedade comunitária dos Baldios e das comunidades de Compartes na administração e gestão dos Baldios segundo os usos e costumes» foi um dos objectivos apresentados, no dia 17 de Julho, pela Comissão de Populares para a Defesa da Floresta e do Mundo Rural dos concelhos de Pombal e Pinhal Interior Norte, na Cooperativa Agrícola de Pombal. A Confederação Nacional da Agricultura esteve representada por Isménio Oliveira.

A comissão defendeu, igualmente, o «cumprimento da Lei de Bases da Floresta», a «implementação urgente do cadastro rústico actualizado sobre todo o território nacional» e o «reforço de meios humanos e financeiros para a defesa da floresta do ICNF».

«Medidas de apoio à produção agrícola, à valorização dos produtos locais, à dinamização dos mercados tradicionais, à melhoria dos rendimentos dos pequenos agricultores e pela implementação da Carta da Agricultura Familiar» e «defender a biodiversidade e o equilibro ambiental» são outras das reivindicações.


Agricultura biológica no Algarve

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve, nos dias 14 e 15 de Julho, nos concelhos de Silves e Portimão, onde contactou com vários produtores de agricultura biológica.