- Edição Nº2327  -  5-7-2018

Prossegue o diálogo na Península da Coreia

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, viaja esta quinta-feira, 5, para Pyongyang, a fim de prosseguir o diálogo sobre a desnuclearização da Península da Coreia. A porta-voz da Casa Branca, Sara Sanders, anunciou que Pompeo vai reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jon-un.

O presidente estado-unidense, Donald Trump, voltou entretanto a afirmar que o seu homólogo da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) está empenhado na desnuclearização. Em entrevista à Fox News, transmitida no domingo, 1, Trump referiu-se ao encontro com Kim, a 12 de Junho, em Singapura, numa cimeira que contribuiu para diminuir as tensões entre os dois países.

Numa outra entrevista, à CBS News, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, considerou que o programa de armas nucleares da RPDC pode ser desmantelado num ano.

Destacou que convém a Pyongyang avançar rapidamente com o fim de «todos os seus programas de armas de destruição maciça e de mísseis balísticos», para que possa iniciar-se o levantamento das sanções económicas e a «ajuda» da Coreia do Sul, do Japão e de outros países.

Na opinião de Bolton, a RPDC deve revelar todos os seus programas nucleares, químicos e biológicos, bem como a localização dos mísseis balísticos.