Aconteu
Queda do desemprego é a quarta maior da UE

Portugal registou, em Março, a quarta maior quebra percentual na taxa de desemprego homóloga (de 9,7% para 7,4%), segundo dados do Eurostat divulgados dia 2.

Na zona euro, a taxa de desemprego recuou para os 8,5 por cento contra 9,4 por cento um ano antes, e na UE para os 7,1 por cento, contra 7,9 por cento em Março de 2017.

Os maiores recuos percentuais registaram-se no Chipre (de 12,3% para 9,1%), seguindo-se a Grécia (de 23,2% para 20,6% – dados de Janeiro), na Croácia (de 11,8% para 9,4%), seguindo-se Portugal.

As taxas de desemprego mais baixas pertencem à República Checa (2,2%), a Malta (3,3%) e à Alemanha (3,4%), enquanto as mais altas se observaram na Grécia (20,6% em Janeiro) e Espanha (16,1%).


Avis inaugura Officina Mundi

A Câmara de Avis inaugurou, dia 5, a Officina Mundi, o novo estúdio e galeria de arte instalada numa das fracções do Convento de São Bento de Avis, situado em pleno Centro Histórico da vila.

A cerimónia teve a presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, da directora regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira, e do presidente da Câmara Municipal de Avis, Nuno Silva.

O novo atelier, um espaço de promoção e valorização da arte contemporânea em Portugal, tem a colaboração da artista Joana Villaverde que ali irá desenvolver o seu projecto, e conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

O objectivo do novo equipamento é «aproximar o público das artes visuais, procurando desmistificar a suposta complexidade associada à arte contemporânea, aos artistas e ao processo criativo». O espaço incluirá uma programação diversificada.


Exposição evoca José Dias Coelho

Está patente no Museu do Aljube, em Lisboa, uma exposição dedicada ao artista plástico, militante e dirigente do Partido Comunista Português, José Dias Coelho, assassinado pelo fascismo.

A mostra, inaugurada no dia 25 de Abril, inclui um conjunto de obras do artista, entre as quais cerca de 30 pertencentes ao acervo do Museu do Neo-Realismo, do espólio artístico de José Dias Coelho e do legado de Margarida Tengarrinha.

Intitulada «José Dias Coelho – Artista Militante Revolucionário», a exposição, que pode ser vista até 30 de Setembro, versa sobre a vida, a militância e a memória da sua dedicação exclusiva à causa da liberdade.


João Sousa vence Estoril Open

João Sousa venceu, dia 6, o Estoril Open em ténis, ao derrotar o norte-americano Frances Tiafoe, em dois «sets», tornando-se no primeiro português a conquistar este torneio do circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

João Sousa superou ainda a melhor prestação de sempre de um português num torneio ATP, que pertencia a Frederico Gil desde 2010, quando, ainda no Jamor, chegou à final.


«Seara de Vento» no cinema por Tréfaut

O realizador Sérgio Tréfaut estreou, no domingo, 5, no encerramento do IndieLisboa, a longa-metragem «Raiva», um filme sobre poder e pobreza, que recua ao Alentejo nos anos 1950, a partir do romance «Seara de Vento» de Manuel da Fonseca, publicado em 1958 e proibido pelo fascismo.

Em Abril o filme foi distinguido no Festival de Cinema de Moscovo com o prémio da Federação de Cineclubes da Rússia e com o prémio do jornal Kommersant.



Resumo da Semana
Frases