Breves
COIMBRA
Audição sobre agricultura biológica

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promoveram no dia 4, na Escola Superior Agrária de Coimbra, uma audição sobre agricultura biológica. Presentes na mesa estiveram Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, Vladimiro Vale, da Comissão Política do Comité Central do Partido, e João Noronha, presidente da ESAC. Tendo como pano de fundo o novo regulamento europeu sobre produção biológica, em discussão no Parlamento Europeu, o debate, não deixando de analisar criticamente o documento, versou igualmente sobre aspectos mais gerais da Política Agrícola Comum e da Estratégia Nacional sobre Agricultura Biológica, aprovada recentemente pelo Governo.

A agricultura biológica tem grande potencial em Portugal, onde a procura começa a crescer à semelhança do que acontece por toda a Europa. Todavia, realçou-se nas diversas intervenções, para que esse potencial possa traduzir-se na instalação de novos agricultores, e em espacial de jovens, é necessário colocar em prática uma estratégia de valorização da produção biológica que seja remuneradora para os agricultores. Como afirmou Miguel Viegas, este regulamento carece desta orientação estratégica e abre as portas a uma subversão do conceito de agricultura biológica na sua verdadeira abrangência. O perigo de um processo de industrialização da agricultura biológica orientado pelas grandes empresas do agronegócio e pela grande distribuição deve ser considerado, cabendo aqui ao Governo impedir que isto aconteça.

Das dezenas de intervenções do público, composto por técnicos, produtores, alunos e professores, vieram preocupações, dúvidas e também muita esperança por parte de quem acredita na necessidade de um modelo alternativo de desenvolvimento rural.


VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Defender o património de Cacela

Uma delegação do PCP esteve no início do mês em Vila Nova de Cacela num encontro com a população que vive e trabalha no sítio da Fábrica. Integravam-na, entre outros, o deputado eleito pelo Algarve, Paulo Sá, o vereador na Câmara Municipal Álvaro Leal e a eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela, Sandra Jesus. Entre outros assuntos, foram abordados os problemas relacionados com o assoreamento de barras e canais e a necessidade de intervenção em defesa de um património natural de grande potencial produtivo como é a Ria Formosa. Estas questões, como outras, foram objecto de questionamento aos governos por parte do PCP, em 2014 e 2017, e continuarão a sê-lo no futuro, garantiram os comunistas. Do programa do dia constou ainda um encontro com a Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela (ADRIP).