Aconteu
Risco de pobreza permanece elevado

A percentagem de portugueses em risco pobreza diminuiu de 19 por cento em 2015 para 18,3 por cento em 2016, revelou o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, publicado dia 30 de Novembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Este indicador abrange os habitantes com rendimentos monetários líquidos (por adulto equivalente) inferiores a 5442 euros anuais (454 euros por mês).
O risco de pobreza para a população empregada foi de 10,8 pro cento em 2016, menos 0,1 pontos percentuais do que em 2015 (10,9%). Em contrapartida o risco de pobreza da população desempregada aumentou de 42 por cento para 44,8 por cento.
Entretanto, o número de pessoas com privações materiais diminuiu em 200 mil indivíduos em comparação com 2016, para mais de 1,8 milhões. Os dados também apontam para uma descida no número de pessoas que vivem em privação material severa: 711 mil (6,9%) este ano, contra 866 mil em 2016 (8,4%).
A «privação material» e «privação material severa» verifica-se quando uma família não tem acesso a pelo menos três ou quatro itens, respectivamente, de uma lista de nove relacionados com necessidades económicas e bens duráveis.


Idade da reforma volta a subir

A idade da reforma vai continuar a subir, segundo admitiu, dia 30, o ministro da Segurança Social, Vieira da Silva. Se em 2018 será preciso atingir os 66 anos e quatro meses para aceder à reforma sem penalizações, em 2019, o governo admite que esse limite subirá em mais um mês, ou seja 66 anos e cinco meses.
O agravamento resulta das regras em vigor que indexam a idade de reforma ao aumento da esperança de vida.
Aos trabalhadores que se reformarem antecipadamente será aplicado um corte na pensão de 0,5 por cento por cada mês em falta (6% por cada ano), ao qual acresce o corte do chamado factor de sustentabilidade, que é de 13,88 por cento este ano e passará para 14,5 por cento em 2018.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2017, a esperança de vida estimada aos 65 anos foi de 19,45 anos.
Em 2000, ano referência para determinação do factor de sustentabilidade, a esperança média de vida aos 65 anos era de 16,63 anos.


Faleceu o músico Zé Pedro

O guitarrista Zé Pedro, fundador da banda Xutos & Pontapés, faleceu, dia 30, em Lisboa aos 61 anos, vítima de doença prolongada.
Numa nota de pesar, a direcção da Festa do Avante! lembra o músico «empenhado e solidário» que «marcou a sua vida pela partilha dos valores da paz e da liberdade».
O guitarrista Zé Pedro «foi uma presença de sempre na Festa do Avante!, desde o início do seu percurso, escrevendo muitas das páginas da sua história, e dando mais força à luta pela promoção e valorização da música e da cultura portuguesa», lê-se na nota da direcção da Festa do Avante!, que manifesta «o seu sentido pesar pelo falecimento de Zé Pedro» e «apresenta as sentidas condolências a toda a sua família e aos músicos e companheiros que fizeram dos Xutos & Pontapés um nome maior da música nacional».


Ana Teresa Pereira vence Prémio Oceanos

A escritora portuguesa Ana Teresa Pereira venceu, dia 29, o prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa de 2017 com o romance «Karen».
No concurso, organizado anualmente pelo Itaú Cultural no Brasil, o segundo lugar foi atribuído ao autor brasileiro Silvano Santiago, que concorreu com a obra «Machado», e o terceiro lugar ao poeta português Helder Moura Pereira, com o livro «Golpe de Teatro».
O júri atribuiu ainda um quarto prémio à poetisa portuguesa Maria Teresa Horta, com o livro «Anunciações», e ao romancista brasileiro Bernardo Carvalho, com a obra «Simpatia pelo Demónio».


Livro assinala 40 anos do CNB

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) assinalou os 40 anos da sua fundação com o lançamento do livro «O Essencial Sobre a Companhia Nacional de Bailado», da autoria de Mónica Guerreiro.
A obra, apresentada oficialmente anteontem, terça-feira, 5, com a participação da coreógrafa Olga Roriz, regista o historial da companhia que levou a palco o primeiro espectáculo em 5 de Dezembro de 1977, no Porto, no Teatro Rivoli.



Resumo da Semana
Frases