Aconteu
Anacom impõe redução de preços aos CTT

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou, dia 6, que os CTT deverão aplicar o mecanismo de compensação pelo não cumprimento do valor mínimo fixado para o correio normal não entregue até 15 dias úteis.
Este mecanismo – explica o regulador em comunicado – «implica que a concessionária do serviço postal universal terá que aplicar uma dedução de 0,03 pontos percentuais à variação média ponderada dos preços do cabaz de serviços de correspondências, encomendas e correio editorial, permitida para 2017, devendo a referida dedução beneficiar a universalidade dos utilizadores daqueles serviços».
A dedução deverá ser integralmente aplicada até ao dia 31 de dezembro de 2017.
Em 15 de Setembro, a Anacom já tinha apontado a degradação dos indicadores de qualidade do serviço postal universal prestado pelos Correios em 2016. O regulador concluiu então que os requisitos mínimos relativos ao correio normal não foram cumpridos.


Miguel Oliveira vence em Moto2

O português Miguel Oliveira venceu, dia 29 de Outubro, o Grande Prémio da Malásia de Moto2, uma corrida que liderou do princípio ao fim.
O piloto natural de Almada já tinha vencido, na semana anterior, o GP da Austrália de Moto 2, ascendendo ao terceiro lugar no Mundial de motociclismo de velocidade. O jovem piloto tornou-se no primeiro português a vencer em Moto 2.


Mostra de Teatro arrancou em Almada

A 21.ª Mostra de Teatro de Almada abriu, dia 3, com a peça o «Rei Ubu», baseada no texto do francês Alfred Jarry (1873-1907), e decorre até ao próximo dia 19, reunindo cerca de duas dezenas de grupos de teatro do concelho.
A edição conta com um total de 25 encenações, seguidas de um «Mostra.Ponto de Encontro», no Teatro António Assunção.
O Mercado Municipal da Trafaria acolhe a exposição «Memorabilia», que exibe guarda-roupa e adereços cénicos, reunidos ao longo dos 45 anos pelo Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria.
No programa destaca-se ainda a adaptação da peça de William Shakespeare «Sonho de uma Noite de Verão», a encenação de uma selecção de poemas e canções de Bertolt Brecht, sob o título de «Solilóquio de uma Actriz», e a peça baseada no conto «A Bela e o Monstro, de Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont.
A iniciativa é organizada desde 1996 por um conjunto de grupos de teatro locais, com o apoio da Câmara de Almada.


Acordeonistas premiados em troféu internacional

Jovens acordeonistas portugueses venceram dois primeiros prémios no 67.º Troféu Internacional de Acordeão, que terminou dia 29 de Outubro, na localidade francesa de Onet le Château, perto de Toulouse.
Luís Mira, de 17 anos, residente em Lagoa, no Algarve, venceu o primeiro prémio da categoria de juniores variedades, enquanto o duo Black and White, composto por Sérgio Gladkyy e Maxim Nedobezkin, de origem russa e ucraniana, com 14 e 15 anos, respectivamente, moradores em Albufeira, conquistaram o primeiro lugar na categoria de música de câmara júnior.
A competição é organizada anualmente pela Confederação Mundial do Acordeão.


FIKE volta a animar Évora

A 14.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), que termina no próximo domingo, 12, voltou a atrair cinéfilos e animar a cidade, após o interregno do ano passado, devido a dificuldades de financiamento.
O certame, inaugurado dia 3, é promovido pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António d’Aguiar e inclui 21 filmes de animação, ficção e documentário em competição, exibidos no Auditório da Universidade de Évora, bem como um conjunto de actividades paralelas em bares, espaços culturais e escolas do 1.º ciclo do concelho.



Resumo da Semana
Frases