Évora candidata-se a Capital Europeia da Cultura

A cidade de Évora vai candidatar-se a Capital Europeia da Cultura em 2027. O anúncio oficial aconteceu, dia 2, no Salão Internacional do Património Cultural, em Paris. «É o local internacional mais adequado para anunciar a intenção», porque «é o maior salão mundial de património», com «ligações à UNESCO e a cidades com história e tradição cultural», antecipou, dias antes, à Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

«Pretendemos mostrar que Évora reúne as condições para poder vir a ser Capital Europeia da Cultura» e que «estamos empenhados em preparar uma candidatura vencedora», realçou o eleito do PCP.

Pilar de desenvolvimento
No certame organizado pelo «Atelier D’Art de France», que integrou um conjunto de conferências em torno da promoção e defesa do património histórico-cultural a nível internacional, o responsável da Cultura no município de Évora proferiu uma intervenção no Salon du Patrimoine Culturel, no Carrousel du Louvre, que teve como base a promoção da candidatura da cidade a Capital Europeia de Cultura 2027.

«Em Évora, vive-se e sente-se todos os dias a presença da Cultura como pilar essencial do desenvolvimento, como forma de atrevimento e provocação constantes perante os vetustos dois mil anos de história», sublinhou Eduardo Luciano. O vereador com o pelouro da Cultura falou ainda do conjunto de desafios que surgem na construção da candidatura, assegurando que serão encontradas respostas «com e na cidade».

Comissão executiva
Em breve será feita, na cidade, uma cerimónia sobre a intenção de candidatar Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A comissão executiva da candidatura integra, além do município, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e a Universidade de Évora.

O centro histórico de Évora comemora este ano o 31.º aniversário da classificação como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: