Aconteu
Seca severa atinge 80% do território

Mais de 80 por cento do território continental encontrava-se em Setembro em seca severa, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que caracterizou aquele mês como «extremamente quente».

De acordo com o boletim do Instituto publicado dia 6, praticamente todo o território sofria os efeitos da seca, em diferentes níveis de gravidade: seca extrema (7,4%), seca severa (81%), seca moderada (10,7%), seca fraca (0,8%).

O IPMA explica que a «conjugação de valores de precipitação muito inferiores ao normal e valores da temperatura muito acima do normal, em particular da máxima, teve como consequência a ocorrência de valores altos de evapotranspiração e valores significativos de défices de humidade do solo».

O instituto realça que, a 30 de Setembro, quando terminou o ano hidrológico 2016/2017, o total de precipitação acumulado no período foi de 621,8 milímetros (70% do normal), sendo o 9.º valor mais baixo desde 1931».


Área ardida ascende a 215 mil hectares

Os incêndios florestais queimaram este ano mais de 215 mil hectares, o valor mais elevado dos últimos dez anos, segundo o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), divulgado dia 6.

A área ardida, entre Janeiro e 30 de Setembro, representa mais do dobro da média anual da última década para o mesmo período, ou mais precisamente, mais 174 por cento de área ardida e menos dez por cento de ocorrências.

O distrito mais afectado é Castelo Branco, com 38 962 hectares, seguido de Santarém, com 34 705 hectares, e Coimbra com 25 526 hectares ardidos.


Défice diminuiu mais do que o previsto

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) conclui que o défice está a diminuir a um ritmo superior ao previsto, tendo caído até Agosto quase o dobro do orçamentado para 2017.

Na análise divulgada dia 4, a UTAO nota que, até aquele mês, o défice foi reduzido em 1413 milhões de euros, quando o OE previa uma redução de 781 milhões de euros para todo o ano. A manter-se este ritmo, a meta de 1,5 por cento do PIB deverá ser largamente ultrapassada.


Portuguesa é campeã mundial de bodyboard

A portuguesa Joana Schenker sagrou-se, dia 8, campeã mundial de bodyboard, na penúltima etapa do circuito mundial, realizado na Praia do Norte, na Nazaré.

Apesar de ter sido eliminada nos quartos de final do Nazaré Pro, a atleta, de 30 anos, conseguiu festejar em casa o título mundial, tornando-se a primeira portuguesa a sagrar-se campeã do circuito profissional mundial, depois de ter vencido, este ano, pela quarta vez, o circuito europeu.


Isabela Figueiredo vence prémio literário

O romance «A Gorda», de Isabela Figueiredo, venceu o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues 2017, instituído pela FENPROF, por decisão unânime do júri.

A autora, nascida em 1963, na cidade de Lourenço Marques (hoje Maputo), em Moçambique, é docente no Ensino Básico, segundo salienta em comunicado a Federação dos Professores que atribui anualmente o prémio literário, alternando entre o Prémio Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues e o Prémio de Poesia António Gedeão.


Faleceu o realizador António de Macedo

O cineasta António de Macedo, um dos percursores do Cinema Novo português, na década de 60, morreu, dia 5, aos 86 anos.

A sua primeira longa-metragem foi o filme «Domingo à Tarde» (1965), produzida por António da Cunha Telles, a partir de uma adaptação do romance homónimo de Fernando Namora. Com «A Promessa» (1973), baseado na peça de Bernardo Santareno, participou na competição principal do Festival de Cannes. Antes, em 1970, a película «Nojo aos Cães» tinha sido proibida pelo regime fascista.

Mas foram os filmes «As Horas de Maria» (1979), cuja estreia foi condenada pela Igreja Católica, e «Os Abismos da Meia-Noite» que geraram mais polémica em torno do cineasta, que nas últimas décadas optou por se dedicar à escrita, tendo cerca de uma dezena de títulos publicados.

António de Macedo era pai de Susana de Sousa Dias, autora do documentário «48» e do músico António de Sousa Dias, que compôs várias bandas-sonoras para os seus filmes.



Resumo da Semana
Frases