• Hugo Janeiro

Palco Solidariedade

Image 23562

O Palco Solidariedade adquire crescente importância no cartaz da Festa do Avante!. Por ali passaram 15 projectos de diferentes matizes. Momentos altos ocorreram na sexta-feira com Marchinha do Botequim, no sábado com Zakatunga, e no domingo com os repetentes Supernova.
Do Palco Solidariedade partiu a Almada Street Band encabeçando o bloco que saiu em desfile do Espaço Internacional para o comício de encerramento da Festa do Avante!, no domingo à tarde.
A meio da tarde de sábado, o projecto venezuelano Surconciente intercalou com música de intervenção latino-americana o momento de solidariedade com os povos de Cuba, Venezuela e Brasil, dirigido por Ângelo Alves, da Comissão Política do PCP, que contextualizou a situação, objectivos e luta em cada um dos territórios e na região. Participaram Gleisi Hoffmann, do PT do Brasil, José Reinaldo Carvalho, do PC do Brasil, Rafael Hidalgo Fernadez, do PC de Cuba, Roy Daza, do Partido Socialista Unido da Venezuela, e Carolus Wimmer, do PC da Venezuela, tendo sobressaído a certeza de que a solidariedade não se agradece, retribui-se e repete-se, seja em que condições for.
Quase a encerrar, no domingo, o centenário da Revolução de Outubro marcou presença no Palco Solidariedade.
Um espectáculo que incluiu música revolucionária e de intervenção russa, portuguesa, francesa, asturiana e chilena (Oleg Shumakov, Manuel Pires da Rocha e Catarina Moura), leitura de poesia (Luísa Ortigoso e Fernando Jorge) de excertos da peça «A Última Viagem de Lénine» (André Levy, como Lénine). A acompanhar foram projectadas imagens do triunfo revolucionário e da construção do socialismo.



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: