Valorizar a SMTUC e os seus trabalhadores

Uma delegação do PCP, da qual faziam parte a deputada Ana Mesquita e o vereador (e primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Coimbra) Francisco Queirós, visitou recentemente as instalações dos STMUC, empresa de transporte colectivo. Do programa constou reuniões com directores de serviço e, depois, com representantes do sindicato da CGTP-IN no sector, o STRUP.

No decorrer da visita e nas reuniões com responsáveis por sectores, o PCP verificou a persistência de problemas ao nível das condições de trabalho, apesar de melhorias pontuais verificadas: a degradação das instalações, o envelhecimento da frota e a falta de pessoal continuam a constituir alguns dos principais obstáculos ao desenvolvimento da empresa. Os comunistas realçam que a sustentabilidade dos SMTUC não pode ser posta em causa e que a sua defesa enquanto serviço municipal é, inclusivamente, a melhor garantia da existência de um transporte público para todos.

Dos activistas sindicais, o Partido ouviu relatos acerca da luta dos motoristas em defesa da carreira de agente único. A contratação de motoristas pelo salário mínimo nacional, denunciou-se, cria desigualdades entre trabalhadores que prestam o mesmo serviço.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: