Os candidatos da CDU estão à altura de garantir uma autarquia activa
Fazer a mudança de que Vila Franca de Xira precisa

RESPONSABILIDADE Num ambiente de alegria, confiança e luta, mais de 1200 pessoas encheram, sábado, dia 8, o Pavilhão do Cevadeiro, num almoço onde foram apresentados os candidatos da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Vila Franca de Xira.

Naquela «magnifica iniciativa», Jerónimo de Sousa acentuou que a população de Vila Franca de Xira «precisa muito de ter uma Câmara que esteja perto de cada um dos seus habitantes e virada para a resolução dos seus problemas» e que «a equipa de candidatos» ali apresentada «está à altura de garantir» uma autarquia «activa, com iniciativa e dinâmica».

Perante a onda de entusiasmo que se vive naquele concelho em torno da CDU, o Secretário-geral do PCP alertou que «não há vitórias antecipadas» e «não se pense que basta ir votar no dia das eleições». «A conquista dos votos que ainda podem estar a faltar para a vitória não pode ser tarefa apenas dos candidatos, cada um de vós tem uma responsabilidade enorme até ao dia 1 de Outubro. Convencer, convencer e mais uma vez convencer outros, a votar CDU», apelou.

Neste sentido, Jerónimo de Sousa pediu votos para reforçar a CDU e o PCP «para se darem novos, mais substanciais e firmes passos na solução dos problemas de fundo do País» e destacou as propostas do Partido que levaram, por exemplo, ao reforço do abono de família e ao aumento das reformas e pensões, agora regulamentado e que será aplicado em Agosto, abrangendo cerca de dois milhões de reformados e pensionistas.

Ainda em matéria de reformas, «foi dado outro passo importante, com a aplicação das primeiras medidas de resposta aos trabalhadores com longas carreiras contributivas, pelas quais o PCP se tem batido», destacou, acrescentando: «É um passo, mas não é a solução que se impunha», a da «possibilidade de assegurar a reforma por inteiro e sem penalizações aos trabalhadores com 40 ou mais anos de descontos».

Dinâmica
Antes, após a actuação da Marchinha do Botequim, José Ernesto Cartaxo, mandatário concelhio, chamou para o palco os candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipais, listas encabeçadas por Regina Janeiro e José Casaleiro, e os primeiros candidatos às juntas de freguesia de Vila Franca de Xira, João Conceição, de Castenheira e Cachoeiras, Luís Almeida, de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, Mário Cantiga, Vialonga, José António Gomes, Alverca e Sobralinho, Carlos Gonçalves, e Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, David Costa.

As listas da CDU, no plano do concelho, integram 264 candidatos (44 por cento são mulheres), com uma média etária de 51 anos.

José Casaleiro sublinhou que «um dos objectivos da campanha» passa por «fazer da CDU a maior força política» de Vila Franca de Xira. A ideia foi confirmada por Regina Janeiro: «Estamos preparados para assumir os destinos do concelho e de cada uma das freguesias».

Para além dos quatro pilares de desenvolvimento (económico; social; ambiental; educação e cultura), que são transversais a todo o concelho, a candidata apresentou «soluções para os problemas de cada uma das freguesias e respostas para as aspirações dos seus habitantes».




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: