Aconteu
Salvador Sobral vence Eurovisão


Economia cresce 2,8% no primeiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,8 por cento no primeiro trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado.
Comparando com o trimestre precedente, o crescimento foi de um por cento, segundo dados preliminares, divulgados dia 15 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O desempenho trimestral homólogo é o mais positivo dos últimos dez anos, igualando o crescimento verificado no último trimestre de 2007.
O INE indica que, quanto à variação homóloga, «esta aceleração resultou do maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo», traduzindo o aumento mais acentuado das exportações do que o das importações, ao passo que a procura interna «manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente», registando-se uma «desaceleração do consumo privado e uma aceleração do investimento».


Benfica conquista primeiro «tetra»

A equipa de futebol do Benfica assegurou, dia 13, o 36.º título nacional de futebol na sua história, depois de golear o Vitória de Guimarães, no Estádio da Luz, por 5-0, na penúltima jornada do campeonato, somando 81 em 99 possíveis.
O clube venceu assim o quarto campeonato consecutivo, alcançando pela primeira vez na sua história o título de «tetracampeão».
A proeza foi intensamente festejada em Portugal e um pouco por todo o mundo por milhões de adeptos do clube da Luz.
Em Lisboa, cerca de 200 mil pessoas encheram a Praça Marquês, onde a festa se prolongou noite dentro, terminando com um espectáculo de fogo-de-artifício.


«Luz Obscura» premiado em Espanha

O recém-estreado documentário de Susana Sousa Dias, «Luz Obscura», elaborado a partir dos arquivos da PIDE, foi distinguido com a Menção Especial do Júri da Competição Internacional de Longas-Metragens da DocumentaMadrid, festival de cinema documental, que decorreu entre os dias 4 e 14, na capital espanhola.
O júri destacou «o uso de uma proposta estética e narrativa própria com um desenho sonoro muito cuidado», promovendo «uma reflexão que transcende e convida a atingir o “poço escuro” da memória»
No documentário, Susana Sousa Dias utiliza fotografias de cadastro de presos políticos, nas quais aparecem acompanhados dos seus filhos, centrando-se em particular na família do militante comunista Octávio Pato (1925-1999).


O Bando estreou «Inferno» no D. Maria II

A companhia de teatro «O Bando» estreou, dia 11, a peça «Inferno», primeira estação de «A Divina Comédia», de Dante, no Teatro Nacional D. Maria II.
Segundo explicou João de Brites, director da companhia, trata-se de um «texto fundamental e fundador da Europa dos exílios, e com uma capacidade de falar de uma forma sub-reptícia sobre o que acontece nas políticas e nas atrocidades», permite ainda «perceber que o mesmo tipo de problemas se mantém».
O encenador revelou ainda que pretende levar à cena as outras duas partes de «A Divina Comédia»: «Purgatório» e «Paraíso».



Resumo da Semana
Frases