Breves
Professores na AR

A Fenprof decidiu realizar ontem um «dia nacional de luta de professores», para sublinhar o «descontentamento face à ausência de respostas do Ministério da Educação às questões relacionadas com carreiras, aposentação, horários de trabalho, combate à precariedade e gestão das escolas». A meio da manhã, ia ter lugar uma concentração junto ao ME, para entregar milhares de postais, exigindo um regime excepcional de aposentação. De tarde, os professores iriam estar nas galerias da Assembleia da República, para o debate sobre a petição “Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira”, entregue pela Fenprof, com mais de 20 mil assinaturas. Aos grupos parlamentares iriam ser entregues dezenas de moções aprovadas nas escolas nos últimos dias.
Paralelamente, adiantou a federação, docentes contratados estão a requerer ao ministro da Educação novos processos de vinculação extraordinária, uma vez que não se encontram abrangidos pelo processo de regularização de vínculos precários.


Marca da Defesa

O facto de o ministro da Defesa, dirigindo-se às estruturas, ter elogiado os militares que fizeram parte do dispositivo montado em Fátima para a peregrinação do Papa e ter comentado que o motivo do louvor é «também uma marca da Defesa Nacional» foi considerado pela Associação Nacional de Sargentos como «um aproveitamento descarado» e «abusivo, se não mesmo ofensivo», devido à política de «sucessivos ministros, tantas vezes estribada nalgumas chefias militares». Na alteração do Estatuto dos Militares das Forças Armadas, que baixou à Comissão na AR, há «uma oportunidade soberana» para agir em consonância com os elogios públicos, observa a ANS, num comunicado de dia 15.


GNR cinco estrelas

A Associação dos Profissionais da Guarda considerou «lamentáveis» as declarações da ministra da Administração Interna, ao ironizar com alojamento ideal em hotéis de cinco estrelas, quando comentou as condições «desumanas», como a APG denunciou, em que foram instalados os profissionais destacados para Fátima durante a visita do Papa.