Breves
Portugal Telecom

Oito organizações representativas dos trabalhadores denunciaram, quarta-feira, 12, na comissão de Trabalho e Segurança Social, uma série de atropelos e violações aos direitos laborais na PT, comprada pela francesa Altice.
O deputado do PCP Bruno Dias, que requereu a audição dos sindicalistas no parlamento, salientou que a situação na empresa é grave, como de resto já havia constatado em reuniões realizadas com os representantes laborais antes destes se deslocarem à Assembleia da República.
Os representantes sindicais, por seu lado, reiteraram as denúncias que têm vindo a fazer, entre as quais a imposição de um clima de medo e práticas de assédio, caso da deslocação de trabalhadores para uma secção fantasma onde não lhes são atribuídas funções com o objectivo de os forçar à rescisão dos respectivos contratos em condições abaixo daquelas a que têm direito; ou a colocação de trabalhadores em tarefas abaixo das suas qualificações, o que viola as normas que impedem que a atribuição de novas funções a um trabalhador implique a sua desvalorização profissional.
Governo e Autoridade para as Condições de Trabalho foram acusados pelos sindicalistas de não prestarem atenção nem agirem perante estas situações, pese embora tenham já sido levadas ao seu conhecimento.


STML fez 40 anos

O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa assinalou, no dia 5 de Abril, no Fórum Lisboa, o quadragésimo aniversário da sua fundação. Para além de um apontamento cultural, da celebração fez parte o reconhecimento dos dirigentes, delegados e associados que foram determinantes para a construção do STML, o sindicato mais representativo na Câmara, juntas de freguesia e empresas municipais de Lisboa.


Militares com Abril

Os clubes do Sargento e de Praças da Armada, a Associação Nacional de Sargentos, a Associação de Oficiais das Forças Armadas e a Associação de Praças vão assinalar o 43.º aniversário da Revolução de Abril com um almoço comemorativo na Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, no próximo domingo, 23, a partir das 12h30.