Organização e dedicação

Image 22260

Desde há uns anos que a célula dos trabalhadores comunistas da Câmara Municipal do Seixal não pára de crescer e de se reforçar. A difusão do Avante!, não sendo a única, é uma das mais visíveis expressões deste reforço. Assente na organização e na dedicação dos seus membros, a célula distribui semanalmente mais de meia centena de jornais nos diversos sectores da autarquia, concentrados no essencial em dois locais: os Serviços Centrais, onde trabalham 700 pessoas, particularmente administrativos e técnicos; e os Serviços Operacionais, com os seus 600 operários, técnicos e administrativos.

Foi junto ao portão do primeiro que encontrámos os membros da célula que, entre outras tarefas que aí desempenham, são também – e orgulhosamente – difusores da imprensa do Partido, e são 10: Rui Manuelito (seis jornais); Manuel Janeiro (seis); Luís Morais (três); Isabel Rute (cinco); Paula Rodrigues (não é militante, mas distribui sete); Maria João Costa (sete); Almira Santos (seis); Aida Fernandes (quatro); e Mónica Rodrigues (nove), que não pôde comparecer ao encontro. João Pinheiro coordena toda esta intervenção. Com eles estava o responsável pela célula na Comissão Concelhia, Delfim Mendes. Todos têm os seus papéis muito bem definidos na difusão do Avante! e d' O Militante.

Semana após semana, João Pinheiro deixa no Centro de Trabalho do Partido no Seixal o pedido do número de exemplares do Avante! para serem distribuídos nos serviços da autarquia (e esta semana será mais um), separados por cada um dos difusores. Quando os jornais chegam, é Delfim Mendes quem os separa em molhos, consoante o solicitado, e os deixa nas portarias dos Serviços Centrais e dos Serviços Operacionais. Ao chegarem aos seus locais de trabalho, os membros da célula recolhem os molhos respectivos e distribuem-nos pelos leitores, na maioria membros do Partido, mas não só. A estrutura montada para a distribuição da imprensa corresponde à da própria célula, dividida em nove núcleos. Os fundos recolhidos seguem o caminho inverso.

Continuar a crescer

Muito embora tenha vindo a aumentar o número de jornais distribuídos semanalmente na Câmara Municipal do Seixal, a célula do Partido quer crescer ainda mais e corresponder ao desafio lançado no âmbito da campanha nacional de difusão do Avante!. Nas prioridades de acção da célula para 2017 surge o objectivo de, até ao final do ano, alargar a distribuição para 60 exemplares semanais.

Para cumprir esta meta, os membros da célula estão a elaborar listas de potenciais novos leitores e não pretendem mudar nada do que têm feito, que se tem revelado útil e eficaz; a ideia é, por outro lado, potenciar ao máximo o «esquema» que está montado, encontrando mais difusores e aproveitando ainda melhor aqueles de que já dispõem. Ao não basearem a distribuição da imprensa num qualquer «super-difusor», mas na estrutura partidária, os comunistas trabalhadores da Câmara Municipal têm assim muita margem por onde crescer. «Quem distribui seis pode passar a sete ou a oito», concordam. É desta forma, aliás, que a célula leva por diante as vendas especiais: cada um dos habituais difusores leva mais exemplares do que é normal e procura vendê-los, normalmente com êxito.

Mas o Avante! não faz apenas parte do dia-a-dia daqueles que têm como uma das suas tarefas a difusão do órgão central do Partido. Para lá dos que o recebem das mãos dos difusores, são muitos mais os que tomam contacto com ele por via de um email enviado todas as quintas-feiras contendo os destaques principais da edição dessa semana, com as respectivas ligações. «É uma forma de fazer o Avante! chegar a mais gente e potenciar o alargamento da sua difusão», conta Rui Manuelito, que abraça com entusiasmo esta tarefa.

A célula do Partido na Câmara Municipal do Seixal sabe que o Avante! é fundamental para a concretização dos seus objectivos fundamentais: a afirmação do Programa do PCP, a mobilização dos trabalhadores para a luta e o fomento da sua unidade. Também por isso se empenham tanto em levá-lo mais longe.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: