Aumentar a difusão do Avante! é objectivo prioritário
86 anos do Avante!
Comemorações prosseguem

As comemorações do 86.º aniversário do Avante! estão a ter lugar um pouco por todo o País sob a égide da campanha de divulgação que está em curso.

Image 22258

As iniciativas de comemoração, que constituíram momentos importantes de divulgação da história, do conteúdo e do papel do Avante! na luta dos comunistas pelos seus objectivos, foram diversificadas e bem participadas. Nas intervenções proferidas nos vários almoços, jantares e debates realizados deu-se primazia à necessidade e possibilidade de elevar consideravelmente a venda e difusão do Avante! e apontou-se algumas das medidas a implementar ou desenvolver para que tal seja efectivamente uma realidade: aumento do número de pontos de recolha e distribuição (ADE), alargar a rede de difusores, fazer listas de potenciais leitores (militantes do Partido, eleitos autárquicos ou activistas sindicais) e realizar com regularidade bancas de rua.

No fim-de-semana foram muitas as iniciativas realizadas. O director do Avante!, Manuel Rodrigues, participou num almoço no sábado, no Centro de Trabalho de Corroios, no concelho do Seixal. Ao mesmo tempo, o chefe adjunto da redacção, Gustavo Carneiro, participava numa iniciativa semelhante na freguesia de Pinhal Novo, em Palmela, que reuniu mais de três dezenas de pessoas. Em Vila Real de Santo António, foram 40 os que celebraram o aniversário e ouviram a intervenção de Domingos Mealha, da redacção do órgão central do PCP. Na ocasião, José Travassos, da Comissão Concelhia, valorizou este aniversário que, não sendo redondo, constitui um marco especial na história do Avante!, uma vez que os 43 anos passados na clandestinidade são agora igualados por outros tantos na legalidade.

No mesmo dia, mas à tarde, o jornalista Hugo Janeiro participou num debate no Lavradio (Barreiro), rumando depois ao Bombarral, onde interveio no jantar promovido pela Comissão Concelhia. Ao mesmo tempo, Gustavo Carneiro esteve na Marinha Grande a jantar com mais de meia centena de militantes e simpatizantes do Partido. Momentos antes, Rui Mota, das Edições Avante!, participou num debate em Paço de Arcos (Oeiras).

Chegar mais longe

No domingo, em Olhão, mais de 70 pessoas participaram na festa dos 86 anos do Avante!, que contou com a presença de Domingos Mealha. Ao mesmo tempo, na Sobreda (Almada), Gustavo Carneiro também participava num almoço comemorativo, que reuniu dezenas de pessoas, entre militantes e simpatizantes do Partido e difusores do Avante!. Pouco depois, Hugo Janeiro intervinha num debate em Santa Iria de Azóia (Loures), no qual se referiu o papel do semanário comunista para a organização e a ligação desta às massas.

No próprio dia do aniversário, quarta-feira, 15, o director do Avante! participou num convívio em Mem Martins (Sintra), pouco depois de Hugo Janeiro ter almoçado na Quinta da Atalaia, com a célula da Festa do Avante!, e de João Frazão, da Comissão Política, ter estado presente num almoço comemorativo no Centro de Trabalho concelhio de Almada. No dia seguinte, Hugo Janeiro almoçou no Centro de Trabalho de Tires, em Cascais.

Estas comemorações, que prosseguem nos próximos dias, têm sido assinaladas igualmente com acções de venda do Avante! junto a empresas, locais de trabalho, mercados, estações de transportes e nas praças e ruas do País.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: