Diplomacia e cooperação

Os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, Hassan Rouhani, do Irão, e Ilham Aliyev, do Azerbaijão, reuniram-se em Baku, a capital azeri, visando reforçar a cooperação entre os seus países. A cimeira, na segunda-feira, 8, foi precedida de encontros bilaterais entre os três dirigentes que, no final, expressaram o desejo de prosseguir «o desenvolvimento multilateral da colaboração» e de «aprofundar e ampliar o diálogo político a distintos níveis sobre todas as questões de interesse».

A Rússia, o Irão e o Azerbaijão querem reforçar a sua integração regional para enfrentar desafios comuns, desde a exploração e o transporte de hidrocarbonetos até às telecomunicações e aos transportes, passando por questões de segurança e pela estabilidade na zona do Cáspio. No quadro desta diplomacia multilateral, estava previsto que o presidente Putin se avistasse, ao longo da semana, também com os seus homólogos da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e da Arménia, Serzh Sargsian.

Desde há algum tempo que as posições russas e turcas têm vindo a convergir, por exemplo, sobre a guerra da Síria. Por outro lado, arménios e azeris mantêm há anos um conflito em torno da região de Nagorno-Karabakh, com mediação russa. Segundo a imprensa de Moscovo, podem ainda surgir destes encontros condições para a melhoria das relações entre a Turquia e a Arménia.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: