Greve na CaetanoBus
Por aumentos salariais para todos, sem discriminações, os trabalhadores da Caetanobus fizeram greve na segunda-feira, dia 18, por uma hora, e realizaram uma concentração frente à sede da empresa, em Vila Nova de Gaia, no local onde também está sediado o Grupo Salvador Caetano.
O SITE Norte acusou a CaetanoBus de, contra a lei e o princípio de remuneração igual para trabalho igual, ter atribuído aumentos salariais aos trabalhadores dos escritórios e às chefias, e, numa atitude que o sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN classifica como represália, ter deixado sem qualquer aumento os trabalhadores da produção, porque estes fazem greve e exigem que os seus direitos seja respeitados.
Um dirigente do sindicato disse à agência Lusa que havia o compromisso patronal, perante a Comissão de Trabalhadores, de que em 2016 os aumentos salariais seriam para todos. No entanto, relatou Luís Pinto, 60 por cento do pessoal não teve qualquer aumento, alguns receberam mais 10 ou 50 cêntimos, e para algumas chefias a subida foi de 50 euros.
Um plenário de trabalhadores deverá ter lugar no dia 3 de Maio.