Guantánamo

Ne­nhum preso foi li­ber­tado, ga­rantiu o porta-voz da prisão, te­nente-co­ronel Sa­muel House, des­men­tindo in­for­ma­ções di­vul­gadas quanto à trans­fe­rência de dois mau­ri­tanos. As de­cla­ra­ções foram feitas quando se cum­prem três meses sobre o início da greve de fome no cár­cere.

De acordo com o Guar­dian, a luta pros­segue com in­ten­si­dade - en­vol­vendo 103 gre­vistas, 36 ali­men­tados à força e cinco hos­pi­ta­li­zados -, isto apesar das in­ti­mi­da­ções e res­tri­ções im­postas para que­brar a ini­ci­a­tiva, diz o diário bri­tâ­nico.

O en­cer­ra­mento de Guan­tá­namo e a li­ber­tação dos in­di­ví­duos de­tidos mas não acu­sados de qual­quer crime, foram pro­messas não cum­pridas por Ba­rack Obama, que há dias foi con­fron­tado por uma ac­ti­vista pelos di­reitos hu­manos.

Du­rante uma con­fe­rência de im­prensa, Medea Ben­jamin, da Co­de­Pink, in­ter­rompeu o pre­si­dente norte-ame­ri­cano acu­sando-o ainda de pros­se­guir a po­lí­tica do seu an­te­cessor no «com­bate ao ter­ro­rismo», com pe­ri­gosos acres­centos, caso dos as­sas­si­natos se­lec­tivos com aviões não-tri­pu­lados, in­cluindo de ci­da­dãos dos EUA, lem­brou.



Mais artigos de: Breves Intenacional

EUA

Uma acção militar de Israel contra o Irão terá de ser apoiada, impõe uma lei aprovada, dia 23 de Maio, pelo Senado norte-americano. Os promotores da proposta argumentaram que só estão a dar cobertura à política externa de Barack Obama sobre a...

Jordânia

Manobras militares envolvendo 15 mil efectivos de 18 países vão ser realizadas no país, anunciou o gabinete de Amã. Os exercícios Eager Lion 2013 prevêem a participação dos EUA, Grã-Bretanha, Barein, Canadá, República Checa, Egipto,...