Os 130 anos da Voz do Operário

Image 12730

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário assinala, ao longo de 2013, o seu 130.º aniversário. Na Sessão Solene e Jantar Comemorativo, realizados no dia 28 de Fevereiro, participaram cerca de 800 pessoas ligadas à cultura, à educação, ao movimento associativo, à solidariedade social, ao poder local e ao mundo do trabalho. O PCP fez-se representar pelo deputado à Assembleia da República Miguel Tiago e pelo deputado ao Parlamento Europeu e candidato à presidência da CDU da Câmara Municipal de Lisboa João Ferreira.

Com três escolas na cidade de Lisboa e outras tantas distribuídas pelos concelhos de Almada, Barreiro e Moita, frequentadas por mais de 800 crianças, A Voz do Operário foi fundada em 1883 por operários manipuladores da indústria dos tabacos que tinham como objectivo proporcionar aos operários, e sobretudo aos filhos destes, o acesso à educação e ensino, como forma de elevar a sua consciência social e contribuir para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores.

Ao longo dos 130 anos de vida, a Instituição tem perseguido estes objectivos, constituindo, como referiu Libério Domingues, presidente da Assembleia Geral de A Voz, «uma referência para todos os que vivem e trabalham» na região de Lisboa.

Na Sessão Solene dos 130 anos, Silvestre Lacerda, director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a quem coube intervir sobre o percurso histórico da Instituição, referiu-se à colaboração entre as duas entidades que levaram à digitalização de todo o arquivo documental de A Voz, afirmando que «hoje, temos a documentação que nos permite dizer que não estamos perante mitos da organização social. Os operários manipuladores de tabaco em duríssimas condições e muito antes da industrialização do País, organizaram-se e ergueram esta obra.»

A iniciativa contou ainda com uma homenagem ao cantor e compositor Paulo de Carvalho, que deixou um apelo: «Não parem. Só assim podem concretizar o sonho».



Mais artigos de: Nacional

Um projecto singular

«Mais CDU significará mais força aos que não aceitam o rumo de desastre nacional» a que PS, PSD e CDS têm conduzido o País, afirmou Jerónimo de Sousa no acto público da CDU, realizado anteontem.

Com a Venezuela Bolivariana

A embaixada da República Bolivariana promoveu, ontem de manhã, a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento ao libertador Simón Bolívar, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. A iniciativa inseriu-se nas homenagens oficiais ao falecido presidente...

Marcar a diferença na governação

Centenas de pessoas participaram, sexta-feira, na sessão pública de apresentação de João Ferreira como o cabeça de lista da CDU à Câmara de Lisboa, que prometeu transformar a «vontade de mudança em projecto» e «o projecto em obra».

Pelo progresso e desenvolvimento

Joaquim Santos no Seixal  Joaquim Santos é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Seixal. O anúncio foi feito numa conferência de imprensa realizada no final da semana passada. Engenheiro civil de 37 anos e actual vice-presidente do...

Reforçar a votação

No distrito de Setúbal, a CDU quer reforçar a sua votação em todos os órgãos autárquicos, para garantir a promoção da qualidade de vida da população, defender os direitos dos trabalhadores e o desenvolvimento e progresso da região.

Defender o Poder Local

O Encontro Regional de Aveiro da CDU, que se realizou no dia 2 de Março, ficou marcado pelo «horizonte ameaçador da destruição do Poder Local democrático, por acção das políticas de direita impostas pelo pacto de agressão».

«Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!»

Com o lema «Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!», a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) assinalou os seus 35 anos de existência com um Encontro Comemorativo realizado, no dia 3, na Escola Superior Agrária de Coimbra.

Novo rumo para Braga

Carlos Almeida e Carla Cruz são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Braga. Na apresentação pública dos candidatos, que aconteceu no passado dia 5, Carlos Almeida sublinhou que «a voz da CDU pode determinar uma mudança...

Ao serviço de Barcelos

Em Barcelos, Mário Figueiredo encabeça a lista da CDU para a Câmara Municipal. A apresentação do candidato, que aconteceu na passada semana, contou com a presença de Júlio Sá, do Partido Ecologista «Os Verdes», de António Araújo, da...

URAP exige eleições

No dia 2 de Março, a Assembleia-Geral da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), reunida na Biblioteca Museu e Resistência, em Lisboa, aprovou por unanimidade uma resolução onde se dá conta de que «a actual política do actual Governo mergulhou o...