Candidatos CDU

Pelo progresso e desenvolvimento

Image 12732

Joaquim Santos no Seixal

 Joaquim Santos é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Seixal. O anúncio foi feito numa conferência de imprensa realizada no final da semana passada. Engenheiro civil de 37 anos e actual vice-presidente do município, Joaquim Santos é vereador desde 2001, tendo assumido a responsabilidade por áreas tão diversas como mobilidade e trânsito, desporto e associativismo, obras e equipamentos municipais, infra-estruturas, água, saneamento e espaços verdes. É também membro da Assembleia intermunicipal da Associação de Municípios da Região de Setúbal. Militante do PCP desde 1996, integra a Comissão Concelhia do Seixal tendo sido igualmente dirigente da JCP na região de Setúbal, nomeadamente no concelho do Seixal.

Na sua declaração, Joaquim Santos valorizou o projecto autárquico da CDU, garantindo candidatar-se para «dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento e progresso que tem marcado o nosso município, e que o transformou num concelho de referência a nível nacional». Salientando a «equipa de reconhecido valor e empenho» que integra a candidatura da CDU, Joaquim Santos garantiu que o projecto autárquico da CDU, ao contrário da política seguida por sucessivos governos, «tem resultado no crescimento da qualidade de vida da população do nosso concelho, na sua modernização e infra-estruturação, na qualificação das escolas e jardins de infância, no crescimento de zonas verdes e espaços de lazer, na requalificação dos espaços públicos, nas respostas sociais aos mais idosos, à infância e à juventude, no apoio às famílias, no desenvolvimento desportivo, na criação e fruição cultural, na participação cívica e serviço público, na gestão pública da água, na sustentabilidade ambiental».

 

Eixos estratégicos

Entre os 10 eixos estratégicos apresentados pela CDU para o mandato 2013-2017 destaca-se:

  • melhorar a resposta às necessidades das populações e instituições e o envolvimento destas na «idealização, concretização e avaliação das políticas municipais»;

  • dignificar o estatuto dos trabalhadores municipais;

  • fortalecer as parcerias com as juntas de freguesia, «descentralizando competências, partilhando recursos, e melhorando a prestação do serviço público»;

  • reconverter as áreas urbanas de génese ilegal ainda existentes;

  •  

    prosseguir o programa de investimentos em equipamentos educativos, sociais, culturais e desportivos.


José Carlos Faria nas Caldas da Rainha

 O cenógrafo e actor José Carlos Faria é o candidato da CDU à Câmara das Caldas da Rainha, e Vítor Fernandes à Assembleia Municipal.

Na terra onde Bordalo Pinheiro criou «um verdadeiro ex-líbris nacional na figura do Zé Povinho», o candidato à Câmara partilhou a convicção de que «num novo Abril» chegará o dia da «emancipação» e de o povinho deixar as «albardas e arreatas e passar a chamar-se, finalmente, Povo, com ‘P’ grande».

A CDU apresentou, por isso, um conjunto de propostas, que assentam na defesa do termalismo e do mais antigo balneário termal do mundo «dos apetites privatizadores» e, no campo da saúde, pela manutenção das valências do hospital distrital. A Coligação quer ainda promover e defender a escola pública, a Linha do Oeste, a Lagoa de Óbidos, o sector cerâmico, a revitalização do comércio e da agricultura e a requalificação urbana. As questões ambientais e culturais são outras das áreas em que a CDU se propõe intervir.


Carlos Pinto de Sá em Évora

Após uma profunda e participada discussão, que envolveu comunistas e muitos independentes, a Comissão Concelhia de Évora do PCP deu a conhecer, no dia 6, que o candidato à presidência da Câmara Municipal de Évora é Carlos Pinto Sá.

«Nascido em Montemor-o-Novo, com 55 anos de idade, Carlos Pinto Sá desde logo abraçou a luta pelos ideais da liberdade, tendo participado na resistência ao fascismo integrado no MDP/CDE. É membro do PCP desde 1974, foi fundador da Associação de Estudantes da Universidade de Évora, onde é professor de Economia nas áreas de política económica, história do pensamento económico e economia da integração europeia», informam os comunistas. O candidato, acrescenta-se, foi presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, da GESAMB e do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios, e membro do Conselho Nacional da Reserva Ecológica Nacional.

Acresce que Carlos Pinto Sá é membro do Comité das Regiões da União Europeia e publicou «diversos trabalhos em diversos domínios, como a organização da actividade económica e o emprego, a organização e o financiamento do Poder Local, a regionalização».

Segundo o PCP, a candidatura a Évora para as eleições autárquicas será apresentada numa iniciativa pública, no início do mês de Abril.

 



Mais artigos de: Nacional

Um projecto singular

«Mais CDU significará mais força aos que não aceitam o rumo de desastre nacional» a que PS, PSD e CDS têm conduzido o País, afirmou Jerónimo de Sousa no acto público da CDU, realizado anteontem.

Com a Venezuela Bolivariana

A embaixada da República Bolivariana promoveu, ontem de manhã, a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento ao libertador Simón Bolívar, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. A iniciativa inseriu-se nas homenagens oficiais ao falecido presidente...

Marcar a diferença na governação

Centenas de pessoas participaram, sexta-feira, na sessão pública de apresentação de João Ferreira como o cabeça de lista da CDU à Câmara de Lisboa, que prometeu transformar a «vontade de mudança em projecto» e «o projecto em obra».

Reforçar a votação

No distrito de Setúbal, a CDU quer reforçar a sua votação em todos os órgãos autárquicos, para garantir a promoção da qualidade de vida da população, defender os direitos dos trabalhadores e o desenvolvimento e progresso da região.

Defender o Poder Local

O Encontro Regional de Aveiro da CDU, que se realizou no dia 2 de Março, ficou marcado pelo «horizonte ameaçador da destruição do Poder Local democrático, por acção das políticas de direita impostas pelo pacto de agressão».

«Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!»

Com o lema «Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!», a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) assinalou os seus 35 anos de existência com um Encontro Comemorativo realizado, no dia 3, na Escola Superior Agrária de Coimbra.

Os 130 anos da Voz do Operário

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário assinala, ao longo de 2013, o seu 130.º aniversário. Na Sessão Solene e Jantar Comemorativo, realizados no dia 28 de Fevereiro, participaram cerca de 800 pessoas ligadas à cultura,...

Novo rumo para Braga

Carlos Almeida e Carla Cruz são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Braga. Na apresentação pública dos candidatos, que aconteceu no passado dia 5, Carlos Almeida sublinhou que «a voz da CDU pode determinar uma mudança...

Ao serviço de Barcelos

Em Barcelos, Mário Figueiredo encabeça a lista da CDU para a Câmara Municipal. A apresentação do candidato, que aconteceu na passada semana, contou com a presença de Júlio Sá, do Partido Ecologista «Os Verdes», de António Araújo, da...

URAP exige eleições

No dia 2 de Março, a Assembleia-Geral da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), reunida na Biblioteca Museu e Resistência, em Lisboa, aprovou por unanimidade uma resolução onde se dá conta de que «a actual política do actual Governo mergulhou o...