Encontro Regional de Setúbal

Reforçar a votação

No distrito de Setúbal, a CDU quer reforçar a sua votação em todos os órgãos autárquicos, para garantir a promoção da qualidade de vida da população, defender os direitos dos trabalhadores e o desenvolvimento e progresso da região.

Estratégia integrada para a melhoria da qualidade de vida

No dia 2, a CDU realizou, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, o Encontro Regional de Setúbal, que contou com a presença de mais de 300 pessoas e com intervenções das forças políticas que integram a CDU (PCP, PEV e ID), bem como de independentes eleitos nas listas da CDU.

Durante os trabalhos, os participantes aprovaram uma resolução sobre o trabalho autárquico da CDU na região e questões da preparação das eleições autárquicas deste ano.

«A cerca de sete meses das eleições autárquicas, e não obstante as grandes dificuldades impostas ao Poder Local democrático pelo Governo PSD/CDS, com o acordo do PS desde a primeira hora, podemos concluir que os compromissos contidos nos programas eleitorais com que a CDU se apresentou às eleições autárquicas de 2009 foram, no essencial, concretizados, nomeadamente nas áreas de águas e saneamento, na requalificação do parque escolar do primeiro ciclo de ensino básico e pré-escolar, na melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores, no apoio à cultura e ao desporto», salienta o documento.

Este «trabalho autárquico da CDU», destaca-se, «é o resultado de um estilo de gestão e de uma forma de exercício de poder indissociáveis do objectivo da natureza e da concepção democrática e participada dos partidos que lhe dão corpo. E também resultado de uma acção de mais de 30 anos estreitamente ligada à Revolução de Abril, expressão avançada e progressista em que o Poder Local nasceu e se afirmou.»

Propostas concretas

Na resolução, onde se aborda a «política dos solos e de ordenamento do território», a «cultura», o «desporto», a «educação», a «intervenção social», o «ambiente», o «turismo», a «juventude», a «regionalização», os «trabalhadores da Administração Local», o «desenvolvimento regional», entre outras áreas, defende-se «uma estratégia integrada para a melhoria da qualidade de vida consubstanciada num plano de desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental da região, que potencie o crescimento do emprego e da capacidade produtiva».

Neste quadro, a CDU defende a concretização da «ponte rodo-ferroviária Barreiro/Chelas e das infraestruturas necessárias à sua integração na malha de mobilidade regional», do «novo aeroporto internacional de Lisboa, no Campo de Tiro de Alcochete, assente num modelo de construção faseada, gestão e exploração pública, num quadro de valorização da ANA e da TAP», o «avanço das próximas fases do Metro Sul do Tejo», a «extensão do passe social intermodal a todos os concelhos da Península e a sua reestruturação, com aplicação obrigatória a todos os modos de transporte colectivo», a «abolição de portagens na Área Metropolitana de Lisboa», a «concretização do Arco Ribeirinho na sua plenitude, bem como de outros projectos locais de regeneração urbana, salvaguardando as questões ambientais».

A CDU reivindica, de igual forma, a «criação do Sistema Intermunicipal de Abastecimento da Água em Alta à Península de Setúbal», a «consolidação do Projecto Setúbal Península Digital» e a «continuação da promoção da candidatura da Arrábida a Património da Humanidade».

Conhecer a realidade

Relativamente à campanha eleitoral com vista às eleições autárquicas deste ano, a CDU informa que a mesma decorrerá em três fases: a primeira até Junho, a segunda de Junho até à Festa do Avante! e a terceira daí até à data das eleições. «A campanha eleitoral deverá desenvolver-se na base da ida aos locais, no conhecimento da realidade e no contacto directo com as populações. Terá de assentar numa modesta utilização de meios, de acordo com as possibilidades e necessidades. Deverá criar-se estruturas locais específicas para dar resposta às exigências eleitorais», refere a resolução aprovada.

Na sessão de encerramento intervieram João Vicente, vice-presidente da Comissão Directiva da Associação Intervenção Democrática, Susana Silva, membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional do PEV, e Jorge Cordeiro, membro dos Organismos Executivos do Comité Central do PCP.



Mais artigos de: Nacional

Um projecto singular

«Mais CDU significará mais força aos que não aceitam o rumo de desastre nacional» a que PS, PSD e CDS têm conduzido o País, afirmou Jerónimo de Sousa no acto público da CDU, realizado anteontem.

Com a Venezuela Bolivariana

A embaixada da República Bolivariana promoveu, ontem de manhã, a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento ao libertador Simón Bolívar, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. A iniciativa inseriu-se nas homenagens oficiais ao falecido presidente...

Marcar a diferença na governação

Centenas de pessoas participaram, sexta-feira, na sessão pública de apresentação de João Ferreira como o cabeça de lista da CDU à Câmara de Lisboa, que prometeu transformar a «vontade de mudança em projecto» e «o projecto em obra».

Pelo progresso e desenvolvimento

Joaquim Santos no Seixal  Joaquim Santos é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Seixal. O anúncio foi feito numa conferência de imprensa realizada no final da semana passada. Engenheiro civil de 37 anos e actual vice-presidente do...

Defender o Poder Local

O Encontro Regional de Aveiro da CDU, que se realizou no dia 2 de Março, ficou marcado pelo «horizonte ameaçador da destruição do Poder Local democrático, por acção das políticas de direita impostas pelo pacto de agressão».

«Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!»

Com o lema «Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!», a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) assinalou os seus 35 anos de existência com um Encontro Comemorativo realizado, no dia 3, na Escola Superior Agrária de Coimbra.

Os 130 anos da Voz do Operário

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário assinala, ao longo de 2013, o seu 130.º aniversário. Na Sessão Solene e Jantar Comemorativo, realizados no dia 28 de Fevereiro, participaram cerca de 800 pessoas ligadas à cultura,...

Novo rumo para Braga

Carlos Almeida e Carla Cruz são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Braga. Na apresentação pública dos candidatos, que aconteceu no passado dia 5, Carlos Almeida sublinhou que «a voz da CDU pode determinar uma mudança...

Ao serviço de Barcelos

Em Barcelos, Mário Figueiredo encabeça a lista da CDU para a Câmara Municipal. A apresentação do candidato, que aconteceu na passada semana, contou com a presença de Júlio Sá, do Partido Ecologista «Os Verdes», de António Araújo, da...

URAP exige eleições

No dia 2 de Março, a Assembleia-Geral da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), reunida na Biblioteca Museu e Resistência, em Lisboa, aprovou por unanimidade uma resolução onde se dá conta de que «a actual política do actual Governo mergulhou o...