Amplificar a luta através da música
O concurso de bandas que a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) promove é uma iniciativa ímpar no panorama musical em Portugal. Concebido para que os projectos menos conhecidos tenham a oportunidade de mostrar os seus trabalhos, quem participa arrisca-se a ganhar, como prémio, um lugar no Palco Novos Valores da Festa do Avante! 2011.
As eliminatórias, divididas em finais concelhias, distritais e nacional, são igualmente um momento de afirmação do direito dos jovens à cultura, facto particularmente notável num tempo em que a promoção e divulgação artística, se encontram cada vez mais reféns de empresas e festivais cujo fito é o lucro, e escasseiam os espaços para ensaiar, gravar ou realizar concertos.
Acresce que, no conjunto das eliminatórias, a JCP contacta com milhares de jovens, animando-os para a luta contra a política antipopular, denunciando a ofensiva do capital contra os direitos sociais e do povo, e garantindo, não raras vezes, a adesão das novas bandas a um registo interventivo, necessário e urgente quando se tem como objectivo transformar o mundo.
Durante a batalha eleitoral, o concurso de bandas foi ainda o mote para ganhar a juventude para o voto na CDU. Neste momento, todas as atenções estão centradas na divulgação da Festa do Avante! e em fazer dos encontros musicais pontos de partida para os próximos combates políticos.
Em vários distritos, ainda é possível entregar maquetes a fim de concorrer às eliminatórias concelhias e regionais. Em Lisboa e Setúbal, estão já agendadas as finais regionais, que decorrerão, respectivamente, no Largo de Camões e em Almada. A final nacional está prevista para 13 de Agosto.
No total, a JCP prevê levar por diante cerca de três dezenas de concertos envolvendo mais de uma centena de músicos.