Aí está a 72.ª Volta a Portugal!

Começou esta semana a 72.ª Volta a Portugal em bicicleta, uma prova desportiva com grande popularidade – e tradição - no nosso País, que geralmente mobiliza multidões a acorrer a todos os percursos, para ver e aplaudir os atletas que passam.

A edição deste ano decorre entre 4 e 15 de Agosto, apresenta dez etapas com um dia de descanso pelo meio, sendo a partida em Viseu e a «meta final» em Lisboa. A quem possa estar interessado, eis as etapas previstas: 1.ª etapa: Gouveia – Oliveira de Azeméis (6 de Agosto); 2.ª etapa: Aveiro – Santo Tirso/N.ª Sr.ª da Assunção (7 de Agosto); 3.ª etapa: Santo Tirso – Viana do Castelo (8 de Agosto); 4.ª etapa: Barcelos – Barcelos/Sr.ª da Graça (9 de Agosto); Dia de Descanso (10 de Agosto); 5.ª etapa: Fafe – Lamego (11 de Agosto); 6.ª etapa: Moimenta da Beira – Castelo Branco (12 de Agosto); 7.ª etapa: Idanha-a-Nova – Torre (13 de Agosto); 8.ª etapa: Oliveira do Hospital – Oliveira do Bairro (14 de Agosto); 9.ª etapa: Pedrógão – Leiria (15 de Agosto): 10.ª etapa: Sintra – Lisboa.

É claro que a RTP-1 acompanha a par-e-passo todas as provas e etapas, com transmissões directas diárias geralmente a partir das 14 horas, com resumos da «etapa do dia» já ao serão. As etapas serão acompanhadas pelos comentários de João Pedro Mendonça, Marco Chagas e Pedro Martins (Mota), enquanto as reportagens estarão a cargo de Alexandre Santos e Inês Gonçalves. 

 

O Meu Raul 

 

O Meu Raul é um documentário resumindo a vida e a obra do actor Raul Solnado, falecido há um ano (em 8 de Agosto de 2009) com perto de 80 anos (completá-los-ia dois meses depois, em 19 de Outubro). Trata-se de um trabalho que «faz uma viagem pela vida do actor, um passeio por uma Lisboa onde a sua presença deixou marcas. Desde a Sociedade Guilherme Cossoul – onde se iniciou como actor – ao Parque Mayer, à RTP, ao Teatro Nacional D. Maria II, ao Monumental, ao seu Villaret, à Casa do Artista, a última das suas obras», como se lê na sinopse, que remata: «É uma visita guiada pelo mundo mágico de Solnado, pelo teatro e pela vida, através da visita aos seus locais emblemáticos. O documentário alimenta-se das suas recordações, partilhadas pelos que com ele conviveram e exalta o seu exemplo – como artista e como homem».

Trata-de de um documentário da autoria de Patrícia Vasconcelos, que explica assim o seu trabalho: «Sinto que cumpri uma promessa! Este era um projecto a dois, mas o “malandro” foi-se embora antes, e deixou-me o bébé nos braços. O documentário sobre a sua vida! Depois de uma longa pesquisa pelos arquivos da RTP, acho que consegui o prometido: um documentário sobre “a palavra e o pensamento” do Raul».

Este trabalho sobre Raul Solnado é exibido na RTP-1 no serão do próximo sábado, logo a seguir ao telejornal das 20 horas. No horário nobre, como deve ser. 

 

A Invasão

 

O filme A Invasão foi realizado em 2007 tendo como cabeças de cartaz Nicole Kidman e Daniel Graig, quando este último estava prestes a ser catapultado para o estrelato quando, no ano seguinte, interpretou o papel de James Bond no filme Quantum Solace. Neste caso a história mete uma nave extraterrestre que vai «contaminando» todos os que com ela contactam, desencadeando um processo sinistro: a «epidemia» ataca as vítimas quando estas dormem, deixando-as fisicamente na mesma mas... estranhamente insensíveis e desumanas. Para contra-atacar, aos pobres terrestres não resta senão a hipótese de não adormecerem, enquanto procuram o processo de derrotar «os invasores». Diga-se de passagem que o tema não é original, tendo sido já posto em cinema pelo menos duas vezes.

Tratando-se de uma produção recente e tendo à frente dois ilustres e experientes actores, pode ser que este novo «ataque extraterrestre» resulte num entretenimento aceitável.

Está marcado para a RTP-1, no serão do próximo domingo.



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: