O regresso da «Volta à França»

A Volta à França em Bicicleta – o famoso Le Tour de France – é geralmente considerado o mais importante acontecimento do ciclismo mundial. A edição de 2010 começa no próximo dia 3, sábado, prolongando-se até ao dia 25 de Julho e perfazendo um total de 3 596 quilómetros. Este ano há a novidade de a partida oficial da prova começar na cidade holandesa de Roterdão, continuando a «linha de chegada» da última etapa a ser desenhada em Paris, a capital francesa.

A RTP-2 fará a transmissão directa da partida de Roterdão, no próximo sábado, a partir das 17 horas. Apesar de ser a própria RTP a considerar esta prova desportiva como «a mais importante do ciclismo mundial», isso não foi suficiente para levar os programadores a incluir esta transmissão directa no canal principal. Percebe-se: há o Campeonato do Mundo de Futebol, né?

Entretanto – e para já – a RTP-2 continuará a dar notícias e apontamentos diários de reportagem sobre o andamento desta Volta à França. Como o Campeonato Mundial de Futebol termina a 11, provavelmente a Volta à França terá, a partir daí, a oportunidade de subir ao canal principal. A ver iremos...

 

Os jogos do «Mundial»

 

Esta semana a RTP-1 continua a transmissão directa (ou em diferido) de vários jogos dos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de Futebol, a decorrer na África do Sul, com o pormenor de, no momento em que escrevemos, não se saber quem enfrenta quem. Mas sabe-se «quando», e é isso que assinalamos.

Assim, amanhã, sexta-feira, há dois jogos dos quartos-de-final com transmissão directa - o primeiro às 14.45 e o segundo às 19 horas – e um terceiro em diferido, esse à meia-noite e meia.

No sábado repetem-se as doses e os horários: dois jogos em directo (um às 14.45 e outro às 19 horas) e um terceiro em diferido à uma da madrugada.

Mas também chegam as meias-finais: a primeira terá transmissão directa a partir das 19.15 da próxima terça, dia 6, a segunda terá o mesmo horário, mas na quarta-feira, dia 7. Também com transmissão directa, evidentemente.

 

Um filme português

 

Transe é a quinta longa-metragem da cineasta portuguesa Teresa Villaverde (depois de A Idade Maior, Três Irmãos, Os Mutantes e Água e Sal), produzida em 2006 por Paulo Branco e apresentando a história de uma mulher que abandona a família na Rússia e parte Europa fora à procura de uma vida melhor. Fazendo a sua via sacra continente europeu adentro, a protagonista atravessa a Alemanha, depois a Itália e vai acabar no extremo oposto, em Portugal, conhecendo neste percurso toda a miséria e a degradação que o tráfico e a exploração dos mais fracos provoca. Um filme penetrante e pungente, que mostra uma outra Europa, amargamente diferente do «paraíso» trombeteado há anos na chamada União Europeia. No elenco constam Ana Moreira, Viktor Rakov, Robinson Stévenin, Iaia Forte, Andrei Chadov, Filippo Timi e Dinara Drukarova.

 

Elefante: Regresso à Selva

 

Elefante: Regresso à Selva é um documentário da National Geographic que será transmitido hoje mesmo na RTP-2 no horário habitual, pelas 21 horas. Mostra-nos Haven, uma região montanhosa coberta de florestas virgens no Norte da Tailândia, onde vivem em liberdade alguns dos elefantes asiáticos que restam. Em Haven, elefantes de todas as idades e provenientes de diferentes famílias vivem juntos, muitas vezes constituindo novas famílias depois de terem perdido as originais. O documentário mostra como, neste local paradisíaco, os elefantes mais velhos adoptam os mais novos e cuidam dos mais pequenos, dos velhos e dos fracos.



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: