Nazi-fascismo<br>regime extremo e brutal do capitalismo

Compreender as causas que determinaram a ascensão do nazi-fascismo na Europa e a eclosão da II Grande Guerra Mundial implica apontar as suas raízes e natureza de classe, e lembrar os objectivos do regime extremo e brutal do capitalismo.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

Comemoremos os 65 anos da Vitória!

A 9 de Maio comemorara-se o 65.º aniversário da Vitória sobre o nazi-fascismo – a mais brutal e violenta expressão do domínio dos monopólios, num sistema capitalista em profunda crise -, que conduziu a Humanidade a uma das maiores catástrofes da sua História,...

O povo português luta contra o fascismo

O salazarismo era irmão de classe das ditaduras nazi-fascistas europeias. O PCP foi o único partido que lhe resistiu em Portugal dirigindo a luta popular e a unidade antifascista.

Vitória<br>do Socialismo e dos povos de todo o mundo

Dirigida contra a União Soviética pelas potências capitalistas, a agressão nazi-fascista é derrotada graças ao esforço heróico de milhões de soviéticos e resistentes nos territórios ocupados, que defendem a pátria do proletariado mundial e abrem caminho para um novo período de lutas contra o colonialismo e pela emancipação social, por um mundo de paz, progresso e cooperação entre os povos.

Exemplo vivo na luta que prossegue

A «9 de Maio de 1945, milhões de homens e mulheres festejaram na Europa o fim da Segunda Guerra Mundial, convictos e esperançosos de que, depois da mais brutal e destruidora guerra imperialista, se abriria um futuro de liberdade e de paz para os povos do planeta», lembrou Jerónimo de Sousa, sexta-feira, dia 7, na sessão comemorativa dos 65 anos da vitória sobre o nazi-fascismo.

Aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial

As comemorações do aniversário do fim da Segunda Grande Guerra Mundial têm sido o pretexto para a grande burguesia, através dos seus agentes de desinformação de massas, lançar vigorosas investidas ideológicas visando promover o capitalismo e denegrir o...