Declaração de Partidos Comunistas e Operários
Comemoremos os 65 anos da Vitória!

O povo português luta contra o fascismo

O salazarismo era irmão de classe das ditaduras nazi-fascistas europeias. O PCP foi o único partido que lhe resistiu em Portugal dirigindo a luta popular e a unidade antifascista.



Vitória<br>do Socialismo e dos povos de todo o mundo

Dirigida contra a União Soviética pelas potências capitalistas, a agressão nazi-fascista é derrotada graças ao esforço heróico de milhões de soviéticos e resistentes nos territórios ocupados, que defendem a pátria do proletariado mundial e abrem caminho para um novo período de lutas contra o colonialismo e pela emancipação social, por um mundo de paz, progresso e cooperação entre os povos.



Nazi-fascismo<br>regime extremo e brutal do capitalismo

Compreender as causas que determinaram a ascensão do nazi-fascismo na Europa e a eclosão da II Grande Guerra Mundial implica apontar as suas raízes e natureza de classe, e lembrar os objectivos do regime extremo e brutal do capitalismo.



Sessão comemorativa dos 65 anos da vitória sobre o nazi-fascismo
Exemplo vivo na luta que prossegue

A «9 de Maio de 1945, milhões de homens e mulheres festejaram na Europa o fim da Segunda Guerra Mundial, convictos e esperançosos de que, depois da mais brutal e destruidora guerra imperialista, se abriria um futuro de liberdade e de paz para os povos do planeta», lembrou Jerónimo de Sousa, sexta-feira, dia 7, na sessão comemorativa dos 65 anos da vitória sobre o nazi-fascismo.



Aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial