Viagens

Um <i>museu</i> do sionismo

Gustavo Carneiro
A Síria é daqueles locais que, quando os visitamos, a maior dificuldade que se nos depara é escolher onde ir. Naquele país do Médio Oriente encontra-se vestígios de civilizações milenares, cidades romanas num notável estado de conservação, localidades onde ainda se fala o...

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Mitos e realidades e acção política

Em Dezembro decorrerá em Copenhaga a 15.ª Conferência das Partes (COP-15) no âmbito da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNCCC) acordada na cimeira do Rio em 1992. A emissão de gases de efeito de estufa – sobretudo o CO2 resultante da queima de combustíveis fósseis que asseguram perto de 85% do abastecimento mundial de energia – é apontada como causa próxima de alterações climáticas que estarão em curso.

O maior orçamento militar da história dos EUA

O presidente Barack Obama assinou a 28 de Outubro o Defense Authorization Act de 2010, o maior orçamento militar da história dos EUA. Para além de ser o maior orçamento militar do mundo é também maior do que as despesas militares somadas de todo o resto do mundo. O crescimento é imparável. O orçamento militar de 2010 — que nem sequer cobre muitas das despesas relacionadas com a guerra — chega aos 680 mil milhões de dólares. Em 2009 era de 651 mil milhões e em 2000 de 280 mil milhões. Mais do que duplicou em 10 anos.