II Encontro Internacional Civilização ou Barbárie
O II Encontro Internacional «Civilização ou Barbárie – Desafios do Mundo Contemporâneo», realizado em Serpa de 5 a 7 de Outubro, pautou-se pelo fraternal confronto de ideias.
Reputados intelectuais vindos de vários pontos do mundo – Europa, Ásia, América e África – debateram durante três dias os principais problemas que afectam a humanidade e apontaram respostas que, sendo diversificadas, convergem na convicção de que a alternativa à barbárie é o Socialismo.
Partindo de posturas políticas por vezes distintas, os participantes no Encontro – na sua maior parte activistas de partidos ou organizações progressistas – encontraram-se no reconhecimento da importância e actualidade do marxismo-leninismo para o combate ideológico que cada vez mais importa aprofundar contra o domínio imperialista.
Conscientes de que o capitalismo, na sua escalada de agressividade e de exploração do homem pelo homem, se tornou um factor de regressão da civilização, os intervenientes deixaram um alerta para o agravamento da crise global, salientando que ela ameaça a própria continuidade da vida na Terra .
A poucas semanas do 90.º aniversário da Revolução de Outubro de 1917, a Declaração de Serpa, aprovada no final dos trabalhos, fez questão de denunciar «o carácter profundamente reaccionário das campanhas de criminalização do comunismo», de recordar «as consequências trágicas do desaparecimento da União Soviética» e de expressar a «convicção de que o socialismo é a única alternativa ao sistema capitalista».


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: