Encerrar SAP’s, hospitais, tribunais...
CDU denuncia especulação imobiliária
A CDU manifestou-se contra a saída do IPO da cidade de Lisboa. Reafirmou ainda a sua «frontal oposição» a qualquer movimento no sentido da sua privatização.
«A operação, como ela se apresenta à opinião pública, está ainda encapotada. Mas, na prática, o que pode estar em causa é uma operação de especulação urbanística e de privatização do IPO», alertou, na passada semana, Ruben de Carvalho.
Infelizmente, esta obsessão do Governo, não é caso único. «De facto, conhecem-se sobejamente outras obsessões igualmente perigosas», alertou o cabeça de lista da CDU. Só em Lisboa o Executivo PS pretende encerrar os SAP’s da Ajuda, Lapa, Olivais, Alameda, Alcântara, Benfica, Graça, Lumiar, Marvila, Penha de França, São João, Sete Rios e Santo Condestável.
O Governo vai ainda encerrar várias unidades hospitalares: São José, Capuchos, Desterro, Santa Marta e Estefânia. Em substituição seria construído o hospital de Lisboa Oriental. «Mas com uma consequência grave, seriam criadas apenas 780 camas em vez das actuais duas mil. Um défice de mais de mil camas», denunciou Ruben de Carvalho.
O Governo anunciou ainda a gradual intenção de vender a Penitenciária de Lisboa (EPL), vários hospitais (Instituto Português de Oncologia, Hospital Júlio de Matos, Hospital de Santa Marta, Hospital dos Capuchos, Hospital Miguel Bombarda, Hospital de São José, Hospital do Desterro, Hospital da Estefânia) e instalações militares (Centro de Psicologia Aplicada do Exército, Quartel da Graça, Estado-Maior do Exército, Regimento de Transmissões e de Sapadores, Governo Militar de Lisboa, Regimento de Lanceiros 2).
Na mira do Executivo PS está ainda a intenção de vender o Tribunal da Boa Hora, o Laboratório Veterinário de Investigação Veterinária e o Instituto Hidrográfico.
«Consta mesmo que tudo isso se destina a garantir ao Orçamento do Estado um encaixe financeiro de qualquer coisa como 2 mil milhões de euros», informou o cabeça de lista da CDU.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: