Breves
Telekom <br>reduz salários
Ao fim de cinco semanas de greve, o sindicato alemão Ver.di chegou a acordo, dia 20, com a administração da Deutsche Telekom sobre o futuro de 50 mil trabalhadores dos serviços de manutenção e atendimento telefónicos que serão transferidos para uma empresa exterior.
O operador de telecomunicações germânico conseguiu impor o aumento do horário semanal de 34 para 38 horas, sem aumento salarial, dando como contrapartida a garantia dos postos de trabalho até 2012.
Apesar de a empresa ter imposto igualmente uma redução salarial de 6,5 por cento (em vez dos 12 por cento inicialmente pretendidos), o sindicato afirma que as remunerações permanecerão inalteradas durante os 18 primeiros meses, estando previstas compensações a partir de 2009 que neutralizarão parte da redução até 2011.

Perigos <br>do criacionismo
Uma resolução do Conselho da Europa, cuja votação estava marcada para terça-feira, 26, apela aos 47 países membros «a oporem-se firmemente a todas as tentativas de apresentação do criacionismo como disciplina científica».
Surgida no século XIX, esta doutrina religiosa defende que o mundo foi criado por Deus a partir do nada, rejeitando liminarmente a teoria da evolução das espécies desenvolvida por Charles Darwin.
O autor do relatório, o francês Guy Lengagne, alerta que «o alvo prioritário dos
criacionistas tornou-se o ensino», citando vários ministros da Educação de países europeus que têm questionado a aprendizagem da teoria evolucionista. «Quer privar os cidadãos do acesso ao conhecimento científico é um dos atentados mais graves aos direitos do Homem», considera o antigo deputado.

Brown <br>sucede a Blair
O ministro das Finanças britânico, Gordon Brown, foi designado oficialmente como o novo líder do Partido Trabalhista durante a conferência extraordinária realizada no domingo, 24, em Manchester, três dias antes de suceder a Tony Blair no cargo de primeiro-ministro.
Enquanto decorria a conferência, milhares de pessoas manifestaram-se nas ruas exigindo que o futuro primeiro-ministro britânico retire as tropas britânicas do Iraque.