Perpetuar a importância do poder emanado das primeiras eleições livres
Castro Verde
Homenagem ao Poder Local
A Câmara Municipal de Castro Verde vai construir um monumento evocativo dos 30 anos de Poder Local democrático.
«Além de celebrara a efeméride, a autarquia pretende perpetuar em Castro Verde, sob forma de arte pública, a importância do poder emanado das primeiras eleições livres», explicou, à Lusa, o presidente do município, Fernando Sousa Caeiros.
Segundo o eleito da CDU, a Câmara está a promover um concurso de ideias, destinado a artistas individuais ou equipas pluridisciplinares, para «encontrar a melhor proposta artística para a construção do monumento».
«Trata-se de um desafio à criação dos artistas, especialmente à geração mais nova que nasceu com a Revolução de Abril», acrescentou Sousa Caeiros.
As inscrições para o concurso decorrem até dia 19, sendo 16 de Fevereiro a data limite para a apresentação das propostas, no máximo de uma por artista ou equipa.
Segue-se a avaliação das propostas por um júri constituído por uma personalidade do mundo das artes, pelo vereador da Cultura e um técnico da autarquia, um representante da Assembleia Municipal e outro das juntas de freguesia do concelho.
O autor ou autores da proposta vencedora irão receber um primeiro prémio de quatro mil euros, além de um suplemento de mil euros para o pagamento de despesas relacionadas com o acompanhamento da construção do monumento.
O regulamento do concurso prevê ainda atribuir segundo e terceiro prémios, de dois mil e mil euros respectivamente, além de quatro menções honrosas no máximo.
O monumento vai «nascer» na rotunda situada na extremidade nascente da Rua José Gomes Ferreira, no cruzamento com as ruas de Timor Lorosae e da Reforma Agrária, junto ao Parque da Liberdade.
A inauguração do monumento, cujos custos de construção e instalação «não deverão ultrapassar os 30 mil euros», está prevista para 29 de Junho, feriado municipal em Castro Verde.
Todas as propostas apresentadas a concurso irão dar corpo a uma exposição, que será inaugurada em Abril.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: