Breves
Conservador alemão <br>preside PE
O conservador alemão Hans-Gert Poettering foi eleito em Estrasgurgo, França, para presidir ao Parlamento Europeu durante dois anos e meio, obtendo uma maioria absoluta de 450 votos.
Poettering, de 61 anos, era até agora líder do Partido Popular Europeu (PPE, o maior grupo político nesta legislatura com 277 dos 785 eurodeputados) e sucede ao socialista espanhol Josep Borrell.
Para a sua eleição foram decisivos os votos do Partido Socialista Europeu (PSE) e dos liberais (ALDE).
Além de Poettering, concorreram ao cargo a italiana Monica Frassoni, do grupo Verdes/Aliança Livre Europeia (ALE), que recolheu 145 votos, o francês Francis Wurtz, do grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (CEUE/EVN), 48 votos, e o dinamarquês Jens-Peter Bonde, grupo Independência e Democracia (IND/DEM), 46 votos.

Acordo <br>na British Airways
A British Airways concluiu um acordo com os sindicatos que lhe permitirá reduzir para metade o défice do fundo de pensões de reforma, estimado em 2,1 mil milhões de libras (3,1 mil milhões de euros), ou seja um terço do valor em bolsa da companhia aérea britânica.
O acordo, anunciado no início da semana passada, aumenta a idade da reforma para os 65 anos para a generalidade dos trabalhadores, embora permita o acesso antecipado à aposentação mediante um acréscimo das contribuições.
Assim, quem pretender continuar a reformar-se aos 60 anos (limite vigente para o pessoal de terra) deverá descontar 8,5 por cento, do salário, em vez de 5,25 ou 6,5 por cento.
A reforma aos 55 anos, direito até aqui reservado ao pessoal de bordo, teoricamente passa a estar acessível a qualquer trabalhador que tenha meios para descontar 17,5 por cento do seu vencimento mensal.

Sinn Fein <br>debate polícia
O presidente do Sinn Fein, Gerry Adams, declarou, no sábado, 13, que o seu partido quer «uma Polícia justa», tendo convocado um congresso extraordinário para debater esta sensível questão.
O conclave, que terá lugar em 28 de Janeiro, é mais um passo dos republicanos com vista ao comprimento dos prazos previstos no acordo de Saint Andrews para restabelecer a autonomia da Irlanda do Norte.
Em Outubro passado, os diferentes partidos irlandeses acordaram na formação de um governo autónomo de poder partilhado, que assumirá funções em 26 de Março, após a realização de eleições legislativas, em de Março.

Crimes de Berlusconi <br>prescrevem
Os crimes de peculato cometidos até Julho de 1999 pelo anterior primeiro-ministro italiano, Silvio Bercusconi, e de falsificação de balanços e de fraude fiscal até ao final de 1998, foram declarados prescritos pelo Tribunal de Milão.
O juiz, que anunciou a decisão na segunda-feira, 15, salientou, no entanto, que se mantêm as acusações de peculato a partir de Agosto e até Dezembro de 1999 e de falsificação de balanços e de fraude fiscal em 1999.
Para além deste processo relacionado com negócios escuros do grupo de televisão Mediaset, Berlusconi é ainda acusado de ter entregue um montante de 500 mil euros ao advogado britânico Davis Mills em troca de falsas declarações em tribunal.
Tendo perdido as eleições legislativas em Abril passado, Silvio Berlusconi continua a ser o homem mais rico de Itália, controlando três cadeias de televisão que concorrem directamente com os três canais públicos.

<em>Rocket</em> atinge <br>embaixada na Grécia
A embaixada dos Estados Unidos em Atenas, Grécia, foi atingida na madrugada de sexta-feira,12, por um tiro de rocket manifestamente apontado contra a águia do emblema norte-americano. O atentado, que apenas provocou ligeiros estragos materiais, foi reivindicado pelo grupo Luta Revolucionária.