Breves

ALBUFEIRA
De mal a pior
Este ano, em Albufeira, os esgotos começaram a rebentar mais cedo. Em anos anteriores era em Agosto, junto à praia do INATEL, desta vez foi em Julho, na praia dos Olhos D’Água. Ou seja, o concelho cresce em betão e obras espampanantes mas aquilo que realmente importa continua a ser adiado, denuncia a Comissão Concelhia de Albufeira do PCP, condenando o rumo que está a ser seguido, «lesivo do seu desenvolvimento e imagem do concelho.»

VISEU
Apostar na ferrovia
Os deputados do PCP Bernardino Soares e Miguel Tiago apresentaram, no dia 13 de Julho, em Viseu, o projecto de lei do PCP sobre as ligações ferroviárias no distrito, culminando um trabalho de consulta ao sector empresarial, estruturas dos trabalhadores e populações.
Desde que as linhas do Dão e do Vouga encerraram que o PCP defende uma ligação entre Viseu e a actual linha da Beira Alta construída de raiz e a necessidade de recuperação da linha do Vouga para utilização turística e como metro de superfície para as populações nas ligações suburbanas das envolventes de Viseu e Aveiro. Esta ligação serviria também para escoar a produção da zona industrial de Oliveira de Frades e Vouzela. Aliás, os países mais avançados, lembra a Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP, estão a apostar no desenvolvimento da ferrovia como transporte estruturante de uma moderna rede nacional de transportes, até por ser o que apresenta menores custos ambientais.

CACELA
Pela Rotunda na EN125
Na terça-feira passada, uma delegação do PCP fez entrega, na Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela uma abaixo-assinado com centenas de assinaturas recolhidas entre a população da freguesia, reclamando às autoridades competentes a construção de uma Rotunda na EN125.
A Comissão Concelhia de Vila Real de Santo António do PCP visa, com esta iniciativa, apoiar a proposta do vereador comunista João Rodrigues na Câmara Municipal, vindo na sequência de uma outra – uma «rotunda humana» –, promovida pela, no dia 7 de Julho, com assinalável participação popular.

PORTO
Esquadras fazem falta
O deputado do PCP Jorge Machado, preocupado com notícias que apontam para o encerramento das esquadras da PSP do Bairro S. João de Deus e do Largateiro – as zonas socialmente mais carenciadas da cidade do Porto –, apresentou na Assembleia da República um requerimento, onde, nos considerandos, lembra que estes encerramentos, a concretizarem-se deixam as populações destes bairros ainda mais abandonadas e isoladas.
Assim, no seu requerimento, Jorge Machado quer o Governo lhe confirme se pretende realmente encerrar estas esquadras, requalificar ou construir novas esquadras nestas zonas ou recuperar a «tristemente célebre» ideia de construção de supra esquadras.
O deputado comunista quer ainda saber como pensa o Ministério da Administração Interna assegurar o policiamento de proximidade das populações afectadas e se é intenção do Governo proceder a outros encerramentos de esquadras na cidade do Porto. E, em caso afirmativo, quais?