ME recua no Centro

«Devido aos protestos de professores, de sindicatos da Fenprof, de autarquias e de pais, o Ministério da Educação começou a recuar», congratulou-se o SPRC, embora apontando insuficiências. Em nota divulga dia 5, o Sindicato dos Professores da Região Centro refere que...

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Trabalhadores

Não nos tirem a saúde

A CGTP-IN e o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos acusam o Governo de «querer transformar a saúde numa fonte de negócio» e de fazer recair sobre os utentes mais encargos.

Primeira resposta na <em>EMEF</em>

A forte participação na manifestação nacional de sexta-feira, em Lisboa, e mais de 800 assinaturas, recolhidas dias antes, expressam o repúdio pelas propostas que a administração da EMEF cozinhou e as organizações da UGT aceitaram.

STAL aponta ao Governo

Desde segunda-feira, activistas sindicais da administração local realizaram vigílias, no Terreiro do Paço e junto à residência do primeiro-ministro, esperando que aqui não fossem levantados obstáculos pelas autoridades.

Contra horários de 50 horas

Contra a imposição de 50 horas semanais, processos disciplinares e despedimentos «abusivos», os trabalhadores na Cimianto, em Alhandra, pararam uma hora nos dias 4, 5 e 6.

Falta política contra a sinistralidade

A CGTP responsabiliza o Governo pela sinistralidade e propõe-se eleger 4 mil representantes para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, até ao próximo congresso.

Conquistados aumentos <br>na <em>Petrogal</em> e <em>GDP</em>

A Fequimetal/CGTP-IN informou que, no final de Março, estabeleceu dois acordos «muito importantes» com as administrações da Petrogal e da Gás de Portugal, relativamente a salários, subsídios pecuniários, aumento do período de férias, prémio extraordinário e outras melhorias nas condições de trabalho.«Tendo em conta que...

Contra OPA

As comissões de trabalhadores do BPI e da PT vão realizar uma acção de luta conjunta contra as ofertas públicas de aquisição, lançadas pelo BCP e pela Sonae. A decisão foi tomada numa reunião das duas CT, que teve lugar anteontem, no Porto.Os representantes dos trabalhadores explicaram, à comunicação social, que uma...

<em>Panibel</em> encerra sem aviso

Em Lisboa, a Panibel, Panificadora Unida de Belém encerrou sem aviso, apanhando de surpresa os 120 trabalhadores que, na segunda-feira depararam com as portas fechadas. A fábrica abastece cerca de 30 padarias e emprega famílias inteiras cuja sobrevivência depende da laboração. Por pagar ficaram os salários de Março e...

CGD aperta salários

Para protestar «contra a intransigência da administração» da Caixa Geral de Depósitos e empresas do grupo CGD nas negociações salariais, o STEC realizou anteontem uma acção na entrada principal do edifício-sede, na Avenida João XXI, em Lisboa.

Motoristas contra exames

A Festru/CGTP-IN entregou dia 6, no Ministério da Administração Interna, 3 mil assinaturas de motoristas de pesados de passageiros, contra o decreto-lei que, desde Junho do ano passado, sujeita novamente aqueles profissionais a exames psicológicos, na renovação da carta de condução.

Migrantes com direitos

A CGTP-IN e a TUC britânica assinaram, dia 6, em Lisboa, um protocolo de cooperação para «enquadramento e defesa sindicais dos trabalhadores migrantes, quer no Reino Unido, quer em Portugal».